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Verificação das potencialidades e das limitações no levantamento das necessidades, no planejamento e na avaliação de um programa de treinamento de representantes em uma distribuidora de alimentos

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Verificação das potencialidades e das limitações no levantamento das necessidades, no planejamento e na avaliação de um programa de treinamento de representantes em uma distribuidora de alimentos

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Título Verificação das potencialidades e das limitações no levantamento das necessidades, no planejamento e na avaliação de um programa de treinamento de representantes em uma distribuidora de alimentos
Autor Santos, Luiz Carlos dos
Orientador Cavedon, Neusa Rolita
Data 2003
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Administração de recursos humanos
Desenvolvimento de recursos humanos
Gestão de pessoas
Treinamento de pessoal : Levantamento de necessidades
Resumo Esta pesquisa tem por objetivo geral verificar as potencialidades e as limitações no levantamento das necessidades, no planejamento e na avaliação de um programa de treinamento realizado em uma distribuidora de alimentos. Justificase a relevância do estudo pelo aumento da competitividade entre as empresas, causada pelas profundas mudanças nas estruturas de comercialização, considerando ainda mais que, no contexto atual, as empresas precisam dotar seus recursos humanos, em especial os de vendas, de procedimentos diferenciados em sua abordagem de mercado. Esta é uma pesquisa de caráter exploratório, utilizando, quando aos meios de investigação, um estudo de caso, com uma abordagem multimétodo: o qualitativo e o quantitativo. Na fase qualitativa, através da análise documental e de entrevista com 34 participantes do grupo, que proporcionaram a formulação de um instrumento de pesquisa, o questionário, através do qual foram coletadas as informações da fase qualitativa. A aplicação deste questionário abrangeu 46 respondentes. A pesquisa foi estruturada seguindo a ordem teórica. De maneira geral, os resultados conseguidos demonstram o valor do treinamento para a performance dos representantes comerciais objeto do estudo, bem como sua disponibilidade para o aprendizado. Indicaram, igualmente, efetivos resultados para a empresa, justificando o custo/benefício do investimento. Permitiram concluir, igualmente, a importância de se fazer propostas específicas para públicos específicos, confirmando os estudos de Borges Andrade e Abbad (1996) e o quanto a orientação estratégica contribui para a realização do treinamento nas empresas.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/2180
Arquivos Descrição Formato
000365471.pdf (292.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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