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dc.contributor.advisorVeiga-Neto, Alfredo José dapt_BR
dc.contributor.authorPaulino, Ádriapt_BR
dc.date.accessioned2021-03-05T03:59:09Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218442pt_BR
dc.description.abstractInscrita na linha dos Estudos Culturais em Educação, esta dissertação tem como tema de pesquisa as danças urbanas e o currículo escolar. Articulados com o conceito de governamentalidade, governamento e biopolítica, em uma perspectiva dos Estudos Foucaultianos, e do conceito de juventudes, conforme Garbin e Severo (2013) e Freitas (2013), esta pesquisa tem como objetivo compreender os modos pelos quais as danças urbanas têm sido utilizadas, especificamente, como estratégia de governamento dos corpos juvenis no currículo escolar de uma escola estadual em Canoas (RS). Para tanto, foram analisados documentos escolares – Planos de Ensino e Projeto Pedagógico -, além do Parâmetro Curricular Nacional das disciplinas de Educação Física e de Artes, e Base Nacional Comum Curricular na área das Linguagens, que contribuíram para pensar o movimento das danças urbanas no currículo escolar brasileiro. As análises permitiram concluir que a escola lança mão das danças urbanas, por serem parte da cultura juvenil marcada pela performatividade e concorrência da lógica neoliberal, como estratégia biopolítica de governamento dos corpos juvenis que habitam a escola, através da inserção dessas danças no currículo escolar das aulas de Educação Física e da promoção de um festival anual de danças.pt_BR
dc.description.abstractFollowing the research line of Cultural Studies in Education, the focuses of this research are urban dances and the school curriculum. Articulated with the concept of governmentality, governance and biopolitics, from the perspective of Foucualdian Studies, and the concept of youth according to Garbin and Severo (2013) and Freitas (2013), this research aims to understand the ways in which dance has been used specifically as a strategy of governance of young bodies in the curriculum of a public school in Canoas, (RS). To that end, school documents have been analyzed - Teaching Plans and Pedagogical Project -, in addition to the National Curriculum Parameter for the disciplines of Physical Education and Art, and the National Common Curricular Base in the field of Languages, all of which contributed to reflect upon the movement of the urban dances within the Brazilian school curriculum. The analyzes allowed to conclude that the schools employ the urban dances, as they are part of the youth culture marked by the performativity and competition of the neoliberal logic, as a biopolitical strategy of governance of the young bodies that inhabit the school, through the insertion of these dances in the school curriculum of the Physical Education classes and the promotion of an annual dance festival.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGovernamentalidadept_BR
dc.subjectUrban Dancesen
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectSchool Curriculumen
dc.subjectBiopolíticapt_BR
dc.subjectBiopoliticsen
dc.subjectGovernmentalityen
dc.titleDanças urbanas : estratégias de governamento de corpos juvenis no currículo escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001123013pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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