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dc.contributor.advisorDallegrave, Daniela
dc.contributor.authorRamos, Gabriely Westphal
dc.contributor.authorMachado, Paula Vitória Pena
dc.date.accessioned2021-03-10T19:27:03Z
dc.date.available2021-03-10T19:27:03Z
dc.date.issued2020-08-01
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218571
dc.description.abstractEste projeto educativo foi pensado com o objetivo de auxiliar na adesão as medidas de controle da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) considerando a alta prevalência desta condição na população brasileira, a fim de incentivá-los a serem agentes do próprio cuidado. Desta forma, foi elaborada um exercício de modalidade de uso em grupos terapêuticos, para estimular os usuários da Atenção Primária em Saúde (APS) a compreenderem e praticarem hábitos de vida que influenciem positivamente no manejo da sua condição de saúde. A atividade consiste em um panfleto no formato de jogo bingo, no qual, na face frontal, são apresentados hábitos de vida saudáveis direcionados aos usuários hipertensos: adesão à medicação, redução do uso de bebidas alcoólicas e cigarros, prática de exercícios físicos, ingestão de frutas e legumes, diminuição do consumo de sal nas refeições, aferição da pressão arterial regularmente, ingestão de água e atividades de lazer e higiene. Os usuários devem marcar com a letra “x” as imagens referentes às atividades que estão presentes no seu cotidiano. No verso do folheto, há um espaço para o paciente manifestar suas dúvidas e dificuldades frente às atividades de cuidado diárias, podendo levá-lo aos encontros do grupo para discutir e compartilhar suas vivências com outros usuários e também em consultas individuais com profissionais de saúde. Além disso, há um espaço para controle da medicação durante os dias da semana, ingestão diária de água e curiosidades sobre alguns hábitos de vida. A dinâmica grupal incluiria sobretudo o compartilhamento de vivências dos pacientes hipertensos e como se sentem em relação à essa condição, cabendo ao profissional de saúde a responsabilidade de orientação sobre cada um dos hábitos sugeridos, suas finalidades, suas ações no organismo e a importância da adesão ao tratamento para que os indivíduos sejam capazes de promover o autocuidado com qualidade e eficiência.pt
dc.format.mimetypeimage/png
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Access (by-nc-sa)pt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectAtenção básicapt_BR
dc.subjectHipertensãopt_BR
dc.titleHiperbingãopt_BR
dc.typeRecurso educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCiências da saúdept_BR
dc.audience.educationLevelEducação Infantilpt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Fundamental Inicialpt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Fundamental Finalpt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Médiopt_BR
dc.audience.educationLevelEducação Profissionalpt_BR
dc.audience.educationLevelEducação Superior - Graduaçãopt_BR
dc.audience.educationLevelEducação Superior - Pós-Graduaçãopt_BR
dc.audience.educationLevelEducação Continuada ou Extensãopt_BR
dc.audience.educationLevelTreinamento ou Capacitaçãopt_BR
dc.description.installationRemarksAo baixar o arquivo, abra-o com um visualizador de imagens. Caso seu computador ou celular não tenha acesso a imagens, será necessário baixar um programa visualizador de imagens.pt_BR
dc.description.learningTypeImagempt_BR
dc.description.usageComo jogar - sugestão: em uma reunião semanal do grupo, as cartelas contendo diferentes hábitos de vida importantes para o controle da hipertensão são distribuídas pelo coordenador. A atividade funcionará da seguinte maneira: os usuários levam a cartela para casa e marcam com um ‘x’ os hábitos que estiveram presentes em sua rotina durante aquela semana, e no próximo encontro do grupo, retornam a cartela e o coordenador confere quem obteve a maior pontuação. No verso da folha há um espaço para dúvidas e lembretes que pode ser usado para anotar as dificuldades encontradas durante a semana, oferecendo assim um espaço para a discussão de como melhor implementar esses hábitos no cotidiano diário e de sua importância para o manejo da condição e prevenção de agravos. Pontuação sugerida: a cartela é dividida em 5 linhas, sugerimos a pontuação ‘+2’ para cada item das duas primeiras e ‘+1’ para os itens das linhas restantes.pt_BR
dc.type.interactivityLevelBaixopt_BR


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