Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNascimento, Matheus Monteiropt_BR
dc.contributor.authorMassi, Lucianapt_BR
dc.date.accessioned2021-03-11T04:22:42Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2175-7429pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218577pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho analisamos dados de 861 mil estudantes que realizaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes entre 2016 e 2018, em relação aos motivos que levam à escolha de um curso de graduação. Realizamos análises estatísticas e adotamos a teoria bourdiana sobre as desigualdades sociais e escolares para interpretar nossos resultados. Identificamos a inserção no mercado e os cursos a distância como motivos nas classes menos favorecidas; a busca por cursos com baixa concorrência, mas valorizados soci almente, nas classes médias; e a escolha por influência familiar ou vocação nas classes altas. Esses resultados confirmam as diferenciações e desigualdades das classes sociais no sistema universitário brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractIn this work, we analyzed data from 861 thousand students who took the National Student Performance Exam between 2016 and 2018, concerning the reasons that lead them to choose an undergraduate course. We performed statistical analyses and adopted Bourdieu’s theory on social and school inequalities in order to interpret our results. We identified market insertion and distance - learni ng courses as reasons for the lower classes; the search for courses with low competition, but socially valued, in the middle classes; and the choice due to family influence or vocation in the upper classes. These results confirm the differences and inequal ities of social classes in the Brazilian university system.en
dc.description.abstractEn este trabajo, analizamos datos de 861 mil estudiantes que tomaron el Examen Nacional de Desempeño Estu diantil entre 2016 y 2018, en relación con las razones que llevaron a la elección de una oferta académica de grado. Realizamos análisis estadísticos y adoptamos la teoría de Bourdieu sobre las desigualdades sociales y escolares para interpretar nuestros re sultados. Identificamos la inserción en el mercado y los cursos de aprendizaje a distancia como razones para las clases menos favorecidas; la búsqueda de cursos con baja competencia, pero socialmente valorados, en las clases medias; y la elección de influe ncia familiar o vocación en las clases altas. Estos resultados confirman las diferencias y desigualdades de las clases sociales en el sistema universitario brasileño.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista NUPEM. Vol. 13, n. 28 (2021), p. 105-120pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectENADEen
dc.subjectExame Nacional de Desempenho dos Estudantespt_BR
dc.subjectBourdieuen
dc.subjectCurso de graduaçãopt_BR
dc.subjectSocial classesen
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectChoosing an undergraduate courseen
dc.subjectClases socialeses
dc.subjectElección de curso de gradoes
dc.titleOrigem social e escolha pelo curso de graduação : inferências a partir de dados do ENADEpt_BR
dc.title.alternativeSocial background and choosing an undergraduate course : inferences from E NADE dataen
dc.title.alternativeOrigen social y elección para oferta acadêmica de grado : inferencias a partir de datos de E NADEes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001122622pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples