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Aquisição da linguagem oral : relação e risco para a linguagem escrita

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Aquisição da linguagem oral : relação e risco para a linguagem escrita

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Título Aquisição da linguagem oral : relação e risco para a linguagem escrita
Outro título Oral language acquisition: relation and risk for written language
Autor França, Marcio Pezzini
Wolff, Clarice Lehnen
Moojen, Sônia
Rotta, Newra Tellechea
Resumo Este estudo relaciona a aquisição da linguagem oral com o desenvolvimento da escrita em 236 crianças provenientes de escola particular, da cidade de Porto Alegre, RS, Brasil. O objetivo desta pesquisa foi identificar fatores não-lingüisticos envolvidos na aquisição fonológica e descrever a relação da aquisição fonológica com alterações de escrita.Aos 6 anos de idade, os estudantes do jardim de infância foram divididos em 2 grupos, com base no teste de Avaliação Fonológica da Criança. No seguimento, aos 9 anos de idade, foram avaliados através de Ditado Balanceado e produção textual. Ao comparar os resultados dos grupos casos e controles houve diferença estatisticamente significativa na quantidade de erros cometidos na avaliação da escrita, apontando para a aquisição da linguagem oral como fator preditivo para o desenvolvimento ortográfico.
Abstract The present study relates the acquisition of oral language to the development of writing in 236 children of a private school in the city of Porto Alegre, Brazil.The objective of this research was to identify non-linguistic factors involved in phonological acquisition and to describe the relation of phonological acquisition with alterations of writing. At the age of 6 years, kindergarten students were divided into 2 groups, based on the test of Phonological Evaluation of Children. In the follow-up, at 9 years of age, students were evaluated by means of Balanced Dictation and textual production. The comparison of results from case and control groups showed statistically significant difference as to the number of mistakes made in writing, pointing to the acquisition of oral language as a predictive factor for the development of spelling.
Contido em Arquivos de neuro-psiquiatria. São Paulo. Vol. 62, n. 2B (2004), p. 469-472
Assunto Escrita manual
Linguagem
Transtornos de aprendizagem
[en] Learning disabilities
[en] Oral language
[en] writing
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/21897
Arquivos Descrição Formato
000520625.pdf (39.09Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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