Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFrança, Marcio Pezzinipt_BR
dc.contributor.authorWolff, Clarice Lehnenpt_BR
dc.contributor.authorMoojen, Sôniapt_BR
dc.contributor.authorRotta, Newra Tellecheapt_BR
dc.date.accessioned2010-05-12T04:16:38Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn0004-282Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/21897pt_BR
dc.description.abstractEste estudo relaciona a aquisição da linguagem oral com o desenvolvimento da escrita em 236 crianças provenientes de escola particular, da cidade de Porto Alegre, RS, Brasil. O objetivo desta pesquisa foi identificar fatores não-lingüisticos envolvidos na aquisição fonológica e descrever a relação da aquisição fonológica com alterações de escrita.Aos 6 anos de idade, os estudantes do jardim de infância foram divididos em 2 grupos, com base no teste de Avaliação Fonológica da Criança. No seguimento, aos 9 anos de idade, foram avaliados através de Ditado Balanceado e produção textual. Ao comparar os resultados dos grupos casos e controles houve diferença estatisticamente significativa na quantidade de erros cometidos na avaliação da escrita, apontando para a aquisição da linguagem oral como fator preditivo para o desenvolvimento ortográfico.pt_BR
dc.description.abstractThe present study relates the acquisition of oral language to the development of writing in 236 children of a private school in the city of Porto Alegre, Brazil.The objective of this research was to identify non-linguistic factors involved in phonological acquisition and to describe the relation of phonological acquisition with alterations of writing. At the age of 6 years, kindergarten students were divided into 2 groups, based on the test of Phonological Evaluation of Children. In the follow-up, at 9 years of age, students were evaluated by means of Balanced Dictation and textual production. The comparison of results from case and control groups showed statistically significant difference as to the number of mistakes made in writing, pointing to the acquisition of oral language as a predictive factor for the development of spelling.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofArquivos de neuro-psiquiatria. Vol. 62, n. 2B (2004), p. 469-472pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOral languageen
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectDeficiências da aprendizagempt_BR
dc.subjectLearning disabilitiesen
dc.subjectWritingen
dc.subjectEscrita manualpt_BR
dc.titleAquisição da linguagem oral : relação e risco para a linguagem escritapt_BR
dc.title.alternativeOral language acquisition : relation and risk for written languageen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000520625pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples