Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBoll, Cíntia Inêspt_BR
dc.contributor.authorFraga, Cristiano da Cruzpt_BR
dc.date.accessioned2021-03-19T04:19:28Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219155pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo principal verificar como ocorrem os processos de tutoria no Brasil e sua relação com as tecnologias e as competências socioafetivas. A abordagem metodológica utilizada caracteriza-se de pesquisa básica de natureza qualitativa, na qual cada recorte desta pesquisa teve metodologia distinta. Neste trabalho foram conceituados termos e expressões relevantes para o trabalho de tutoria na Educação a Distância (EaD), caracterizando a afetividade e as competências socioafetivas em contexto de Cultura Digital, na qual utilizou-se a metodologia de revisão bibliográfica, este recorte inicial da pesquisa converteu-se em um instrumento de consulta de informações para a construção de ementas curriculares que desencadeiam habilidades relacionadas a afetividade no ensino superior na EaD e estejam em consonância ao que propõe a Base Nacional Comum Curricular- BNCC para a formação de professores. Em seguida verificamos o que vem sendo abordado nas produções acadêmicas de um congresso renomado na área de EaD em relação ao tema tutoria, para isto utilizamos a metodologia de análise textual, por meio de análise de dados no software IRAMUTEQ, nos quais utilizamos nuvem de palavras, Classificação hierárquica descendente (CHD) e gráfico de representação fatorial, este recorte nos permitiu compilar dados e demonstrou-se um instrumento de busca interessante para construção de trabalhos acadêmicos, bem como de documentos que norteiam o tema tutoria na EaD. Instigados por estes recortes teóricos, finalizamos analisando o conteúdo previsto em cursos de formação de tutores oriundos de universidades públicas de ensino, este artigo de cunho investigatório se propôs a verificar como as competências socioafetivas são abordadas nesses cursos e se elas ainda permeiam a EaD apenas como o "perfil" do tutor, no qual utilizou-se novamente a metodologia de análise textual com o software IRAMUTEQ, mas com a análise de similitude dos segmentos textuais originados dos conteúdos previstos para os cursos elencados no estudo, que nos permitiu inferir sobre a necessidade da abordagem de competências socioafetivas na formação de tutores, já que o vínculo produzido através das mesmas influenciam na permanência do estudante na EaD e consequentemente na potencialização desta modalidade de ensino enquanto produtora de sentidos e mudanças sociais.pt_BR
dc.description.abstractThe present research had as main objective to verify how the tutoring processes in Brazil and their relationship with technologies and socio-affective competences occur. The methodological approach used is characterized by qualitative research, in which each section of this research had a different methodology. In this study, terms and expressions relevant to the tutoring work in Distance Education (DE) were conceptualized, characterizing affectivity and socio-affective skills in the context of Digital Culture, in which the bibliographic review methodology was used, this initial excerpt of the research, has become an instrument for consulting information for the construction of curricular menus that trigger skills related to affectivity in higher education in distance education and are in line with what the Common National Curriculum-BNCC proposes for teacher training. Subsequently we check what has been addressed in the academic productions of a renowned congress in the area of DE in relation to the tutoring theme, for this we use the textual analysis methodology, through data analysis in the IRAMUTEQ software, in which we use word cloud , Descending hierarchical classification (CHD) and graph of factorial representation, this cut allowed us to compile data and demonstrated an interesting search tool for the construction of academic works, as well as documents that guide the tutoring theme in DE. Instigated by these theoretical excerpts, we conclude by analyzing the content provided for training courses for tutors from public teaching universities, this investigative article aims to verify how socio-affective skills are addressed in these courses and whether they still permeate distance education only as the "profile" of the tutor, in which the textual analysis methodology was again used with the IRAMUTEQ software, but with the similarity analysis of the textual segments originating from the content provided for the courses listed in the study, which allowed us to infer about the need the approach of socio-affective competences in the formation of tutors, since the bond produced through them influences the student's permanence in DE and consequently in the enhancement of this teaching modality as a producer of meanings and social changes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTutoringen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectDigital cultureen
dc.subjectTutoriapt_BR
dc.subjectSocio-affective competencesen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.titleA tutoria na EAD : ressignificando a aprendizagem a partir das competências socioafetivas no contexto da cultura digitalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001123181pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples