Repositório Digital

A- A A+

Método para aprimorar a estimativa de emissões veiculares em áreas urbanas através de modelagem híbrida em redes

.

Método para aprimorar a estimativa de emissões veiculares em áreas urbanas através de modelagem híbrida em redes

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Método para aprimorar a estimativa de emissões veiculares em áreas urbanas através de modelagem híbrida em redes
Autor Ariotti, Paula
Orientador Cybis, Helena Beatriz Bettella
Data 2010
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Emissões atmosféricas
Modelagem
Simulação
Tráfego urbano
[en] Emission models
[en] Estimation of emissions
[en] Hybrid modeling
[en] Traffic models
Resumo Este estudo tem por objetivo propor um método para aprimorar a estimativa de emissões veiculares em áreas urbanas através da utilização de modelagem híbrida de tráfego associada a modelos de previsão de emissões. A modelagem híbrida agrega as vantagens individuais das abordagens agregada e desagregada de tráfego, uma vez que combina a micro-simulação de tráfego em áreas específicas com a simulação agregada em uma área de estudo mais abrangente. O método proposto neste trabalho foi consolidado a partir do desenvolvimento de um estudo de caso que consistiu na modelagem de uma rede viária com características distintas de infraestrutura e operação viárias. Os resultados do estudo de caso permitiram a identificação de trechos da rede viária nos quais as estimativas de emissões provenientes de modelos agregados foram significativamente diferentes das estimativas derivadas de modelos microscópicos, demonstrando a importância de uma abordagem híbrida. A utilização do método proposto pode embasar a elaboração e implementação de políticas de transportes que busquem reduzir a ocorrência de eventos responsáveis pela geração de elevados níveis de emissões.
Abstract This study aims to propose a method to improve the vehicle emissions estimation in urban area. The method associates hybrid traffic flow models with emission models. Hybrid traffic modeling combines the specific advantages of aggregate and disaggregated approaches, since they integrate traffic microssimulation in specific areas with agregated simulation in a wide area. The development of the proposed method was based on a case study consisting in the modeling a road network with different operations and infrastructure characteristics. Case study results indicated that emission estimates obtained from aggregated models were significantly different from emission estimates derived from microscopic models on some road segments, emphasizing the importance of a hybrid approach adopted in the method proposed in this work. The proposed method can be used to guide the development and implementation of transportation policies that aim to reduce the number of traffic events responsible for high levels of emissions.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/21922
Arquivos Descrição Formato
000737699.pdf (3.037Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.