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Avaliação de conforto térmico, acústico e lumínico de edificação escolar com estratégias sustentáveis e bioclimáticas : o caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Pacífico

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Avaliação de conforto térmico, acústico e lumínico de edificação escolar com estratégias sustentáveis e bioclimáticas : o caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Pacífico

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Título Avaliação de conforto térmico, acústico e lumínico de edificação escolar com estratégias sustentáveis e bioclimáticas : o caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Pacífico
Outro título Thermal, luminous and acoustical evaluation of educational buildings designed with sustainable and bioclimatic strategies: Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Pacífico
Autor Gemelli, Carolina Silveira Barlem
Orientador Sattler, Miguel Aloysio
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.
Assunto Conforto ambiental
Escola
Satisfação do usuário
Sustentabilidade
[en] Educational buildings
[en] Indoor comfort
[en] Sustainability
[en] Users satisfaction
Resumo As condições fornecidas pelo espaço físico de instituições de ensino são determinantes para o desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizado. O presente trabalho dá continuidade às pesquisas do grupo da Linha de Pesquisa em Edificações e Comunidades Sustentáveis do NORIE/UFRGS, objetivando a avaliação das alternativas propostas para escola de ensino fundamental projetada utilizando estratégias sustentáveis, pelo próprio grupo em 2004. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo explorar a referia escola, através de uma avaliação do conforto ambiental nos espaços construídos. Para tal, foi realizada uma análise exploratória das características dos materiais que envolvem a escola, além de medições térmicas, acústicas e lumínicas. Também foi verificado o nível de satisfação dos usuários, através de ferramentas quantitativas e qualitativas, buscando verificar como os seus ocupantes respondem à proposta sustentável da edificação e às condições de conforto ambiental oferecidas a seus ocupantes. Os dados térmicos, com monitoramento de maio a dezembro de 2008, foram analisados através de valores máximos e mínimos absolutos, zonas de conforto (considerando temperatura e umidade) e gráficos de graus-hora. Os dados lumínicos, coletados próximos aos solstícios e equinócio de primavera, foram analisados em relação às iluminâncias médias do ambiente, coeficiente de uniformidade e contribuição da luz artificial. Os dados acústicos, coletados em dia específico de atividades na escola, através dos níveis de pressão sonora causados por ruídos externos e o tempo de reverberação dos ambientes. Por fim, também foi verificada a satisfação dos usuários através de aplicação de questionário nos alunos e de grupo de foco, realizado junto aos professores. Através do cruzamento de todas as análises realizadas, concluiu-se que a resposta da edificação escolar, em geral, foi satisfatória, e, portanto, capaz de oferecer condições de conforto ambiental aos seus usuários. Espera-se que esta pesquisa contribua para a melhoria da eficiência energética, conforto ambiental e sustentabilidade de edificações escolares.
Abstract The conditions supplied by the physical spaces of educational buildings are very important for the development of learning and teaching activities. The present work gives continuation to the studies developed by the research group on Sustainable Buildings and Communities at NORIE/UFRGS, aiming to evaluate the different alternatives to a primary school building designed with the use of sustainable strategies, as proposed by the same group in 2004. Therefore, the present study had as main aim to carry out the indoor comfort evaluation of the facilities in use within the above mentioned school, through thermal, acoustic and daylighting measurements. After verifying the users satisfaction, by means of quantitative and qualitative tools, the environmental performance of the building was assessed. The collected data were analyzed in different ways. The thermal data, monitored from May to December of 2008, were analyzed through the absolute maximum and minimum temperatures, comfort zone (temperature and relative humidity) and the degree hours. The lighting data, collected on the solstices and at the spring equinox, were analyzed considering the classroom's illuminance, the distribution of illuminance values in the classroom, and the artificial lighting contribution. The acoustical data, collected in a specific day of regular activities in the school, were analyzed by looking at the different sound levels caused by external sound sources, and at the reverberation time of the classrooms. Finally, the users satisfaction was checked by questionnaires applied to the students and by meetings carried out with the teachers of the school. It was concluded, through the comparison of information from the analysis carried out, that the response of the educational building was satisfactory, therefore able to offer indoor comfort conditions to its users. It is expected that the most important contribution of this study will be related to the improvement of the indoor comfort of educational buildings.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/21926
Arquivos Descrição Formato
000738694.pdf (4.826Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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