Repositório Digital

A- A A+

Matemática em informações midiáticas

.

Matemática em informações midiáticas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Matemática em informações midiáticas
Autor Terra, Lúcia Couto
Orientador Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Data 2009
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.
Assunto Aprendizagem : Matematica
Aprendizagem midiática
Educação de jovens e adultos
Ensino : Aprendizagem
[en] Learning mathematics
[en] Printed and virtual media
[en] Young and adult education
[es] Aprendizaje de matemática
[es] Educación de jóvenes y adultos
[es] Medios impresos y virtuales
Resumo O objetivo deste trabalho foi elaborar e aplicar um conjunto de atividades, na modalidade oficina, para uma turma de estudantes jovens e adultos do primeiro nível do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp – UFRGS). As atividades foram elaboradas com a intenção de fazer uso de dados apresentados em mídias impressa e virtual no ensino da Matemática para contribuir na aprendizagem dos estudantes Jovens e Adultos. Essas mídias foram escolhidas por se constituírem em fontes de atualização acessíveis e possibilitarem a integração de várias áreas do conhecimento. Essas fontes de informações, além de se apresentarem como uma maneira de contextualizar os conteúdos específicos desta disciplina e valorizar os saberes e experiências dos aprendizes foram o ponto de partida deste trabalho. A análise dos dados permite concluirmos que a proposta representou uma contribuição tanto na aprendizagem de matemática dos estudantes quanto para as discussões e a consolidação de uma proposta de educação de jovens e adultos do CAp – UFRGS.
Resumen El objetivo de este trabajo ha sido elaborar y aplicar un conjunto de actividades, en la modalidad de taller, para un grupo de estudiantes jóvenes y adultos del primer nivel de la Enseñanza Media del Colegio de Aplicação de la Universidad Federal de Río Grande do Sul (CAp – UFRGS). Las actividades se han elaborado con la intención de utilizar los datos presentados en los medios, impresos y virtual, en la enseñanza de Matemática para contribuir en el aprendizaje de los estudiantes jóvenes y adultos. Esos medios se han escogido porque se constituyen como fuentes de actualización accesibles y posibilitan la integración de varias áreas del conocimiento. Esas fuentes de información, además de presentarse como una forma de contextualizar los contenidos específicos de esta asignatura y de valorar los saberes y experiencias de los aprendices, han sido el punto de partida de este trabajo. El análisis de los datos permite que concluyamos que la propuesta ha representado una contribución tanto para el aprendizaje de Matemática de los estudiantes como para las discusiones y consolidación de una propuesta de educación de jóvenes y adultos del CAp – UFRGS.
Abstract The aim of this work was to elaborate and implement a range of workshop-activity method for a class of young and adult students of the first level of education of Colégio de Aplicação at Federal University of Rio Grande do Sul (CAP - UFRGS). The activities were developed to use data submitted to printed and virtual media in the teaching process of mathematics to contribute with the learning of young and adult students. These media were chosen because they constitute an updated and accessible source. It allows the integration of several areas of knowledge. These sources of information, and present themselves as a way to contextualize the specific content of this discipline and enhancement of knowledge and experience of apprentices were the starting point for this work. Data analysis indicates that the proposal represented a contribution not only to the learning of mathematics of the students but also the discussion and consolidation of a proposal for education of young and adult at Cap.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/21929
Arquivos Descrição Formato
000738755.pdf (8.911Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.