Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBehar, Patrícia Alejandrapt_BR
dc.contributor.authorGuizzo, Michele Alda Rossopt_BR
dc.date.accessioned2021-04-02T04:25:55Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219413pt_BR
dc.description.abstractOs Sistemas de Recomendação (SR) utilizam diferentes técnicas de filtragem para selecionar informações úteis ao usuário, de acordo com as suas necessidades. Portanto, considerando o crescente aumento no volume de dados disponíveis na rede, os SR podem colaborar com a redução do tempo despendido pelo sujeito na busca por materiais relevantes. Na educação esses sistemas são capazes de apoiar o processo de aprendizagem, personalizando os ambientes de ensino. Logo, a presente tese tem como objetivo construir um Modelo Pedagógico (MP_SRecEdu) para disciplinas da graduação, com base em Sistemas de Recomendação Educacionais (SRE). Assim, o professor poderá planejar uma atividade de ensino utilizando um SRE, que irá indicar um ou mais elementos do modelo, de acordo com o perfil dos estudantes, resultando em um espaço de aprendizagem adaptativo. Para isso, o texto aprofunda o estudo sobre os conceitos de SR, Modelos Pedagógicos (MP) e Recomendação Pedagógica (RecPed). A pesquisa caracteriza-se como exploratória, de abordagem qualitativa, com a análise de estudos de caso múltiplos, e está organizada em cinco etapas metodológicas. A primeira etapa trata da elaboração de um referencial teórico sobre Modelos Pedagógicos e Sistemas de Recomendação. Na segunda etapa foram construídos e avaliados, por meio de aplicações em disciplinas da graduação, três Modelos Pedagógicos, que utilizam ferramentas de recomendação diferentes, a saber: 1. Recomendador de Objetos de Aprendizagem baseado em Competências (RecOAComp), 2. Recomendador de conteúdo do Editor de Texto Coletivo (RecETC) e o 3. Recomendador de estratégias pedagógicas, do Mapa Social no Ambiente Virtual de Aprendizagem ROODA. Na etapa três verificou-se modificações nos modelos, para uma nova aplicação e análise. Desse modo, na etapa quatro foram realizados três novos estudos de caso, e então, na etapa cinco, com base nas aplicações e avaliações dos mesmos, foi possível construir um MP baseado em SRE. O MP_SRecEdu tem como finalidade apoiar os professores na organização e planejamento de atividades de ensino, que utilizam os SRE em disciplinas de graduação, criando espaços de aprendizagem dinâmicos e personalizados segundo as necessidades do perfil de cada estudante.pt_BR
dc.description.abstractRecommendation Systems (SR) use different filtering techniques to select useful information for the user, according to their needs. Therefore, considering the growing increase in the volume of data available on the network, the SR can collaborate with the reduction of the time spent by the user in the search for relevant materials. In education, these systems are able to support the learning process, personalizing the teaching environments. As a result, this thesis aims to build a Pedagogical Model (MP_SRecEdu) for undergraduate courses, based on Educational Recommendation Systems (ERS). Thus, the professor will be able to plan a teaching activity using an ERS, which will indicate one or more elements of the model, according to the profile of the students, resulting in an adaptive learning space. In order to do that, the text deepens the study on the concepts of SR, Pedagogical Models (MP) and Pedagogical Recommendation (RecPed). The research is characterized as exploratory, with a qualitative approach, with the analysis of multiple case studies, and is organized in five methodological stages. The first stage deals with the development of a theoretical framework on Pedagogical Models and Recommendation Systems. In the second stage, three Pedagogical Models were built and evaluated, using applications in undergraduate disciplines, using different recommendation tools, namely: 1. Competency Based Learning Object Recommender (RecOAComp), 2. Collective Text Editor Content Recommender (RecETC) and 3. The Social Map Pedagogical Strategies Recommender in the Virtual Learning Environment ROODA. In step three, modifications in the models were verified, for a new application and analysis. Thus, in step four, three new case studies were carried out, and then, in step five, based on their applications and evaluations, it was possible to build a PM based on SRE. MP_SRecEdu aims to support professors in the organization and planning of teaching activities, which use ERS in undergraduate courses, creating dynamic and personalized learning spaces according to the needs of each student's profileen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogical Modelsen
dc.subjectSistema de Recomendaçãopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEducational Recommender Systemsen
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectPedagogical Recommendationen
dc.titleModelos pedagógicos baseados em sistemas de recomendação : um foco em disciplinas da graduaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Kétia Kellen Araújo dapt_BR
dc.identifier.nrb001124129pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples