Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCruz, Lilian Rodrigues dapt_BR
dc.contributor.authorBetat, Juliana dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2021-04-14T04:27:08Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219895pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa partiu a partir da experiência de trabalho na Política Nacional de Assistência social tendo como objetivo pensar na escuta de histórias de vida como estratégia metodológica na perspectiva do trabalho social com famílias no contexto da Proteção Social Básica. Caracterizou-se como uma pesquisa narrativa em profundidade. Nos estudos narrativos o foco está em poucas pessoas participando da pesquisa dando ênfase de forma qualitativa para as histórias de forma aprofundada e tendo como inspiração conceitual a análise institucional e o pesquisarCom. A pesquisadora encontrou famílias, trabalhadoras, professoras e teóricos com os quais foram compondo um diálogo. As famílias que participaram da pesquisa narraram suas trajetórias contribuiu para que ressignificassem as vivências que deixaram marcas em sua memória. Por outro, lado a cada momento em que narravam suas conquistas e lutas elas mesmas, as pessoas puderam se dar conta do quanto fizeram movimentos de (r)existência frente aos desafios. Durante o processo da pesquisa se evidenciou que os verbos lembrar, narrar, escutar e ler foram importantes para dar visibilidade a alguns aspectos do trabalho social com famílias, entre eles que as histórias, os verbos, e todas as pessoas envolvidas construíram um território de histórias. Além disso, durante a pesquisa foi proposta uma escuta sob uma perspectiva coletiva e não individualizada. Uma escuta do encontro, preocupada com a relação que estabelece com o outro dentro de uma perspectiva da coletividade da vida. Uma escuta que leva em conta a multiplicidade de histórias, que considera os aspectos políticos, econômicos e sociais ao invés de rótulos. Assim, concluímos dizendo que pensar o trabalho social com famílias utilizando como estratégia metodológica a escuta de histórias de vida pressupõe contribui com uma ética do encontro. O que se mostrou no processo de pesquisa como fundamental, pois através dela é possível pautar o processo de trabalho na perspectiva da integralidade. Aspecto no qual a psicologia ainda tem muito que contribuir.pt_BR
dc.description.abstractThis research started from the work experience in the National Social Assistance Policy with the aim of thinking about listening to life stories as a methodological strategy from the perspective of social work with families in the context of Basic Social Protection. It was characterized as an in-depth narrative investigation. In narrative studies, the focus is on the people who participate in the research, giving qualitative emphasis to the stories in a deep way and having as conceptual inspiration the institutional analysis and pesquisarCom. The researcher found families, workers, teachers and theorists with whom he established a dialogue. The families that participated in the research narrated their trajectories contributed to their resignification as experiences that mark their memory. On the other hand, at each moment in which they narrated their conquests and struggles, they adapted, as people could realize how much they made movements (r)existence in the face of challenges. During the research process it was evidenced that the verbs remember, narrate, listen and read were important to give visibility to some aspects of social work with families, among them that the stories, the verbs and all the people involved built a territory of stories. In addition, during an investigation it was proposed to listen from a collective and not an individual perspective. Listening to the encounter, concerned about the relationship that I find with the other in the perspective of the community of life. A listening that takes into account the multiplicity of stories, that considers the political, economic and social aspects of the components of the labels. Thus, we conclude by saying that thinking about social work with families using listening to life stories as a methodological strategy contributes to an ethic of the encounter. What was revealed in the research process as fundamental, because it is possible to guide the work process from the perspective of integrality. Aspect in which psychology still has a lot to contribute.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAssistência social : Brasilpt_BR
dc.subjectNational Social Assistance Policyen
dc.subjectUnified Social Assistance Systemen
dc.subjectTrabalho socialpt_BR
dc.subjectSocial work with familiesen
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEthics of the meetingen
dc.subjectHistória de vidapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectIntegralityen
dc.titleHistórias de famílias : narrativas na política de assistência socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001124240pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples