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Estratégias competitivas e de desenvolvimento de produtos lácteos funcionais : estudos de caso em empresas agroindustriais da região sul do Brasil

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Estratégias competitivas e de desenvolvimento de produtos lácteos funcionais : estudos de caso em empresas agroindustriais da região sul do Brasil

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Título Estratégias competitivas e de desenvolvimento de produtos lácteos funcionais : estudos de caso em empresas agroindustriais da região sul do Brasil
Outro título Competitive and product development strategies in functional dairy products: case studies in food processing industries from south Brazil
Autor Lima, Mateus Silva de
Revillion, Jean Philippe Palma
Padula, Antonio Domingos
Resumo Esta pesquisa buscou compreender o motivo e o modo como as empresas agroindustriais brasileiras desenvolvem novos produtos e se orientam para o mercado no segmento de alimentos lácteos funcionais. Ela também examina o papel do sistema regulatório nesse processo. Foi utilizada a abordagem de estudos de caso para esclarecer as inter-relações sistêmicas e trade-offs entre os fatores relacionados à inovação. Foi escolhido um desenho de pesquisa com uma unidade de análise (empresas agroindustriais que, recentemente, lançaram novos produtos no mercado de lácteos funcionais) e estudos de caso múltiplos (três empresas agroindustriais da região Sul). Os resultados revelam que as empresas agroindustriais adotam estratégias seguidoras em relação às concorrentes multinacionais. Tradicionalmente, essa é uma estratégia considerada mais segura e exige menores investimentos em P&D e marketing. Contudo, ela corrói a imagem de marca e limita os retornos financeiros das inovações. O comportamento seguidor é resultado de um baixo grau de orientação para mercado e restrita cooperação com parceiros externos. Esse “ciclo vicioso” é reforçado pelas barreiras estabelecidas pelo sistema regulatório.
Abstract This multi-case study searched to understand why and how food processing industries develop new products and market orientates to compete in the Brazilian functional dairy market. It also examines the regulatory framework role in this process. We use case studies as an approach to give evidence of the systemic relations and the existent trade-offs among factors related to innovation. We chose a research design with one unity of analysis (food processors that recently launched new products in the functional dairy market) and multiple case studies (three Brazilian dairies of the southern region). The results reveal that the enterprises adopt a second-mover strategy vis-à-vis the multinational competitors. Traditionally, this strategy is considered safer and requires lower R&D and marketing investments. However, it erodes branding and also limits financial returns from innovations. The second-mover behavior is consequence of poor market orientation and restricted cooperation with external partners. This “vicious circle” is also enhanced by barriers established by the regulatory framework.
Contido em Ciência rural. Santa Maria. Vol. 39, n. 5 (ago. 2009), p. 1547-1551.
Assunto Alimento funcional
Derivado do leite
Desenvolvimento de produto
Estratégia competitiva
[en] Food processing firm
[en] Functional dairy foods
[en] Innovation
[en] Second-movers
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/22020
Arquivos Descrição Formato
000715398.pdf (34.83Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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