Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBarcelos, Gilmara Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorBatista, Silvia Cristina Freitaspt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Larissa da Silvapt_BR
dc.contributor.authorBehar, Patrícia Alejandrapt_BR
dc.date.accessioned2021-04-27T04:33:53Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220244pt_BR
dc.description.abstractAs licenciaturas são espaços privilegiados para a discussão sobre o uso de tecnologias digitais na educação. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo analisar a visão de professores de Matemática em formação sobre a elaboração de mapas mentais em tablets, discutindo vantagens e desvantagens em relação à utilização do computador para o mesmo fim. Para tanto, neste artigo, inicialmente, é abordado o uso pedagógico de tablets e é destacado o papel dos mapas mentais na educação. A seguir, são descritos os procedimentos metodológicos adotados em um estudo de caso promovido na Licenciatura em Matemática de uma instituição federal. Finalizando, são discutidos os dados levantados. Foi verificado que, em geral, a construção dos mapas mentais no computador foi considerada mais fácil do que nos tabletspt_BR
dc.description.abstractTeacher training courses are privileged spaces to discuss the use of digital technologies in education. This paper aims at analyzing the opinion of future teachers of Mathematics on the construction of mental maps in tablets, its benefits and drawbacks in relation to using traditional computers for the same purpose. Thus, this article begins by discussing the pedagogical use of tablets, and the relevance of using mind maps in education. Following, the paper describes the methodological procedures used in this study carried out at a federal institution. The article closes with a discussion of data obtained in the survey, among them the identification of positive aspects and difficulties found in the use of tablets.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 1 (jan. 2013), 10 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectTabletsen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectMind mapsen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectMindomo softwareen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectTabletpt_BR
dc.titleUso educacional de tablets : estudo de caso na formação inicial de professores de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeEducational use of tablets : a case study in a class of undegraduate students of mathematics educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000939425pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples