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Acompanhamento do custo padrão como apoio à tomada de decisão : o caso de uma indústria petroquímica

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Acompanhamento do custo padrão como apoio à tomada de decisão : o caso de uma indústria petroquímica

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Título Acompanhamento do custo padrão como apoio à tomada de decisão : o caso de uma indústria petroquímica
Autor Maassen, Karine de Oliveira
Orientador Muller, Claudio Jose
Data 2010
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Custo padrão
Engenharia econômica
Gestão estratégica
[en] Contribution margin
[en] Standard cost
[en] Strategic cost management
Resumo Grandes alterações nas características dos negócios vêm modificando gradativamente as condições de competição no mercado. Diante disso, as empresas necessitam não só conhecer o mercado, como também as variáveis internas e dominar seus processos internos. A correta gestão de custos é fator importante para assegurar a permanência e a sobrevivência de uma empresa perante a rivalidade de outras empresas na busca de fidelizar seus clientes. O presente estudo tem por finalidade promover um acompanhamento do custo padrão. Para tanto, o trabalho foi desenvolvido como uma pesquisa-ação e dividido em dois grandes blocos, o primeiro tem a função de criar condições favoráveis para a implantação e o segundo é caracterizado pela implantação do acompanhamento com a utilização de indicadores. Ainda, pôde-se verificar que a aplicação dessa metodologia proporcionou avanços na gestão estratégica de custos, especialmente, no processo decisório aliando teoria e prática. O acompanhamento elaborado demonstrou-se bastante aderente aos objetivos da organização funcionando como canalizador de esforços. Como conclusão final, constatou-se a importância do acompanhamento com a utilização de indicadores comparando o custo realizado e o custo padrão e constituindo uma base sólida na busca por um melhor desempenho empresarial.
Abstract Major changes in business characteristics have been gradually changing the competition conditions of the market. Whereupon, companies need not only to know the market, as well the internal variables and manager their internal processes. The correct cost management is an important factor to ensure the permanence and survival of a company in a competitive market, where the rivals seek the fidelity of their customers. This study aims to promote a monitoring for the standard cost. To this end, the project was developed as a research-action and divided into two large blocks: the first one has the function to create favorable conditions for the deployment and the second one is characterized by the deployment of indicators/pointers itself. More, through the created system was possible to verify advances in the strategic cost management, specially, on the decision making combining theory and practices. The developed performance indicators show up quite adherent to organization goals and work as efforts channels. As a final conclusion, comparing the standard and the realized cost, it was noted the indicators importance in management systems, what constitute a solid base in search for a better business performance.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/22033
Arquivos Descrição Formato
000737921.pdf (889.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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