Repositório Digital

A- A A+

O ensino orientado para o uso da linguagem em uma unidade didática do CEPI (Curso de Espanhol e Português para o Intercâmbio)

.

O ensino orientado para o uso da linguagem em uma unidade didática do CEPI (Curso de Espanhol e Português para o Intercâmbio)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O ensino orientado para o uso da linguagem em uma unidade didática do CEPI (Curso de Espanhol e Português para o Intercâmbio)
Autor Lafuente, Natalia Eleonora
Orientador Schlatter, Margarete
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Latim: Licenciatura.
Assunto Ensino de línguas
Resumo O objetivo deste trabalho é analisar como as tarefas do Curso de Espanhol e Português para o Intercâmbio (CEPI) operacionalizam os pressupostos teóricos de uso da linguagem e aprendizagem numa perspectiva social a distância em suas tarefas pedagógicas. Num primeiro momento, são apresentados o CEPI, sua estrutura e os pressupostos teóricos que norteiam o curso. Em seguida, é analisada uma unidade didática do curso de Português focalizando os textos utilizados, as tarefas de compreensão e de produção, os recursos linguísticos trabalhados e a interação proposta. Os resultados apontam que, em geral, o material didático é coerente com as orientações teóricas: os textos selecionados são autênticos e coerentes com os objetivos e o tema da unidade e do curso, os recursos linguísticos são apresentados de maneira contextualizada e, em geral, estão a serviço das ações a serem realizadas, as tarefas de compreensão (leitura e compreensão oral) têm como base uma ampla variedade de gêneros do discurso e os propósitos de compreensão são coerentes com os gêneros e propõem a interação entre os participantes via fórum e via skype. Embora haja várias tarefas em que a escrita esteja presente para sistematizar a compreensão (respostas a perguntas através das ferramentas questionário e diário), os gêneros propostos para a produção escrita, no entanto, se resumem a discussões escritas (via fórum e chat) com colegas, sem apresentar propósitos mais específicos (além da discussão em si) que pudessem propiciar uma produção de texto com outros interlocutores e/ou propósitos. Sugere-se que principalmente as tarefas de produção escrita sejam revistas para a inclusão de uma maior variedade de gêneros. Os resultados trazem contribuições para a área de elaboração de materiais didáticos online e para a formação de professores CEPI.
Resumen El objetivo de este trabajo es analizar como las tareas del Curso de Español y Portugués para el Intercambio (CEPI) operacionalizan los presupuestos teóricos del uso del lenguaje y aprendizaje en una perspectiva social a distancia en sus tareas pedagógicas. En un primer momento, se presentan el CEPI, su estructura y los presupuestos teóricos que orientan el curso. Enseguida, se analiza una unidad didáctica del curso de Portugués focalizando los textos utilizados, las tareas de comprensión y de producción, los recursos lingüísticos trabajados y la interacción propuesta. Los resultados señalan que, en general, el material didáctico es coherente con las orientaciones teóricas: los textos seleccionados son auténticos y coherentes con los objetivos y el tema de la unidad y del curso, los recursos lingüísticos se presentan de una manera contextualizada y, en general, están al servicio de las acciones que serán realizadas, las tareas de comprensión (lectura y comprensión oral) tienen como base un amplia variedad de géneros del discurso y los propósitos de comprensión son coherentes con los géneros y proponen la interacción entre los participantes vía fórum y vía skype. Aunque haya varias tareas en que la escrita esté presente para sistematizar la comprensión (respuestas a preguntas a través de las herramientas cuestionario y diario), los géneros propuestos para la producción escrita, sin embargo, se resumen a discusiones escritas (vía fórum y chat) con los compañeros, sin presentar propósitos más específicos (además de la discusión en sí) que pudieran propiciar una producción de texto con otros interlocutores y/o propósitos. Se sugiere que principalmente las tareas de producción escrita sean revistas para la inclusión de una mayor variedad de géneros. Los resultados traen contribuciones para el área de elaboración de materiales didácticos online y para la formación de profesores CEPI.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/22039
Arquivos Descrição Formato
000738273.pdf (174.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.