Repositório Digital

A- A A+

Os temas fundamentais de Nelson Rodrigues em 'A vida como ele é...' e a construção do “autor-personagem-de-si-mesmo”

.

Os temas fundamentais de Nelson Rodrigues em 'A vida como ele é...' e a construção do “autor-personagem-de-si-mesmo”

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Os temas fundamentais de Nelson Rodrigues em 'A vida como ele é...' e a construção do “autor-personagem-de-si-mesmo”
Autor Rodrigues, Vinicius da Silva
Orientador Tettamanzy, Ana Lúcia Liberato
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Conto
Literatura brasileira
Rodrigues, Nelson 1912-1980.
[en] Brazilian short story
[en] Mass culture
[en] Short story theory
Resumo O presente trabalho tem por fim analisar o texto literário brasileiro em seu viés contemporâneo através da obra de ficção do escritor Nelson Rodrigues e sua aproximação com o público como escritor “das massas”. O objeto de análise, nesse caso, são seus contos publicados durante dez anos no jornal Última Hora, do Rio de Janeiro: a popular coluna A vida como ela é.... Percebe-se que, nessa proposta, o trato com a prosa rodrigueana tem um caminho distinto do comumente relacionado ao autor, pois trabalhar Nelson Rodrigues envolve relembrar, basicamente, seu fundamental papel na dramaturgia brasileira – e essa é uma aproximação fatalmente necessária também a este trabalho, pois é nítido que, tanto a narrativa curta quanto o romance rodrigueano tornam-se espaços de natural ampliação dos temas do teatro do escritor, ainda que também possam ser analisados separadamente. Os contos de Nelson filiam-se a uma tendência mais afinada com sua experiência como cronista, onde este se aproxima notavelmente do público e constituem o autor, também, como um representante da literatura de cultura de massa. O trágico, o grotesco, o popular e os elementos que compõem o conto como categoria são alguns objetos dessa pesquisa, aspectos esses que, associados a A vida como ela é..., auxiliam, afinal, a construção de um grande “autor-personagem-de-si-mesmo”.
Abstract The present work aims at analyzing the Brazilian literary text in the contemporary bias through Nelson Rodrigues’ fictional work and his approach to the public as a writer of “the masses”. The analisys’ objects, in this case, are his short stories published during ten years in the newspaper Última Hora from Rio de Janeiro: the popular column A vida como ela é…. We can note that, in this proposal, the Nelson Rodrigues’ prose’s approach is in a different way from the usually related to the author, because working with Nelson Rodrigues involves, basically, his fundamental role in the brazilian dramaturgy – and this is an approach fatally necessary also to this work, because it is clear that, not only the short stories but also Nelson Rodrigues’ romance become spaces of natural expansion of the writer’s theatre themes, despite they can be analyzed separately. Nelson’s short stories have more affinity to his experience as a chronist, where he gets closer to the public and it constitutes the author, also, as a literature of mass culture representer. The tragic, the grotesc, the popular and the elements that compose the short story as a category are some of this research objects, aspects that, associated to A vida como ela é…, help, after all, the building of a huge “author-character-of-himself”.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/22055
Arquivos Descrição Formato
000738648.pdf (2.079Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.