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dc.contributor.advisorTettamanzy, Ana Lúcia Liberatopt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Vinicius da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2010-05-13T04:16:51Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/22055pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por fim analisar o texto literário brasileiro em seu viés contemporâneo através da obra de ficção do escritor Nelson Rodrigues e sua aproximação com o público como escritor “das massas”. O objeto de análise, nesse caso, são seus contos publicados durante dez anos no jornal Última Hora, do Rio de Janeiro: a popular coluna A vida como ela é.... Percebe-se que, nessa proposta, o trato com a prosa rodrigueana tem um caminho distinto do comumente relacionado ao autor, pois trabalhar Nelson Rodrigues envolve relembrar, basicamente, seu fundamental papel na dramaturgia brasileira – e essa é uma aproximação fatalmente necessária também a este trabalho, pois é nítido que, tanto a narrativa curta quanto o romance rodrigueano tornam-se espaços de natural ampliação dos temas do teatro do escritor, ainda que também possam ser analisados separadamente. Os contos de Nelson filiam-se a uma tendência mais afinada com sua experiência como cronista, onde este se aproxima notavelmente do público e constituem o autor, também, como um representante da literatura de cultura de massa. O trágico, o grotesco, o popular e os elementos que compõem o conto como categoria são alguns objetos dessa pesquisa, aspectos esses que, associados a A vida como ela é..., auxiliam, afinal, a construção de um grande “autor-personagem-de-si-mesmo”.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims at analyzing the Brazilian literary text in the contemporary bias through Nelson Rodrigues’ fictional work and his approach to the public as a writer of “the masses”. The analisys’ objects, in this case, are his short stories published during ten years in the newspaper Última Hora from Rio de Janeiro: the popular column A vida como ela é…. We can note that, in this proposal, the Nelson Rodrigues’ prose’s approach is in a different way from the usually related to the author, because working with Nelson Rodrigues involves, basically, his fundamental role in the brazilian dramaturgy – and this is an approach fatally necessary also to this work, because it is clear that, not only the short stories but also Nelson Rodrigues’ romance become spaces of natural expansion of the writer’s theatre themes, despite they can be analyzed separately. Nelson’s short stories have more affinity to his experience as a chronist, where he gets closer to the public and it constitutes the author, also, as a literature of mass culture representer. The tragic, the grotesc, the popular and the elements that compose the short story as a category are some of this research objects, aspects that, associated to A vida como ela é…, help, after all, the building of a huge “author-character-of-himself”.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBrazilian short storyen
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectShort story theoryen
dc.subjectRodrigues, Nelson, 1912-1980pt_BR
dc.subjectMass cultureen
dc.titleOs temas fundamentais de Nelson Rodrigues em 'A vida como ele é...' e a construção do “autor-personagem-de-si-mesmo”pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000738648pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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