Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFraga, Cristiano da Cruzpt_BR
dc.contributor.authorDecarli, Ceciliapt_BR
dc.contributor.authorBoll, Cíntia Inêspt_BR
dc.date.accessioned2021-05-13T04:26:15Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2177-8310pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220816pt_BR
dc.description.abstractO tutor é um dos principais agentes de mediação de ensino-aprendizagem na EaD pela proximidade que tem com o estudante. Analisar estudos re-ferentes ao tutor/tutoria nos permite verificar o que vem sendo abordado como temas relevantes para esta temática. Este trabalho tem por objetivo analisar textualmente 90 artigos (6,55% da produção total) publicados em anais do CIET/ENPED- Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância nas edições de 2012 a 2018. Por meio de análises qualitativas processadas no software IRAMU-TEQ, elaboramos diferentes análises gráficas a partir de um corpus textualgerado por estes artigos, que nos permitiram verificar o que abordam uma expressiva parcela dos trabalhos acadêmicos brasileiros e estrangeiros sobre tutor/tutoria nos anais do evento selecionado e sua relação com as Tecnologias. O estudo compila dados e torna-se um instrumento de busca interessante para construção de trabalhos acadêmicos, bem como de docu-mentos que norteiam o tema tutoria na EaD.pt_BR
dc.description.abstractThe tutor is one of the main mediation agents for teaching and learning in distance education due to the proximity he has with the student. Analyzing studies related to tutor / tutoring allows us to verify what has been approached as relevant themes for this theme. The objective of this work is to analyze 90 articles (6.55% of the total production) published in annals of CIET/ENPED- International Congress of Education and Technologies / Meeting of Researchers in Distance Education in the editions from 2012 to 2018. Through qualitative analyzes processed in the IRAMUTEQ software, we developed different graphic analyzes based on a textual corpus generated by these articles, which allowed us to verify what an expressive portion of Brazilian and foreign academic works on tutor / tutoring address in the annals of the selected event and their relationship with Technologies. The study compiles data and becomes an interesting search tool for the construction of academic works, as well as documents that guide the tutoring theme in distance education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEAD em Foco. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 11, n. 1 (2021), e1239, p.1-11pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTutoriapt_BR
dc.subjectTutoren
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectIRAMUTEQen
dc.subjectAnálise de textopt_BR
dc.subjectTextual analysisen
dc.titleAnálise textual da produção acadêmica sobre processos de tutoria no âmbito da EaDpt_BR
dc.title.alternativeTextual analysis of academic production on guardianship processes within the scope of distance education en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001125167pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples