Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFraga, Cristiano da Cruzpt_BR
dc.contributor.authorDecarli, Ceciliapt_BR
dc.contributor.authorBoll, Cíntia Inêspt_BR
dc.date.accessioned2021-05-13T04:27:56Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1809-7286pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220926pt_BR
dc.description.abstractO artigo tem por objetivo apresentar ponderações relacionadas à atuação do tutor na Educação a Distância - EaD, em meio às possibilidades apresentadas no ensino perante o contexto da Cultura Digital e das necessidades emergentes do uso da afetividade nas relações pessoais e digitais aos estudantes que se enquadram nessa modalidade de ensino. O delineamento desta obra baseia-se na potencialização da EaD através do trabalho afetivo do tutor que, por meio dos atributos técnicos e inteligível ao sensível, pode contribuir para a permanência do estudante e, ainda, para a credibilidade e respeito da sociedade perante a EaD. O presente estudo baseia-se em autores renomados no âmbito da EaD, da afetividade e da Cultura Digital no ensino, tais como Freire, Piaget, Wallon, Alves, Kensky, Fraga, entre outros estudiosos e as atuais legislações vinculadas a discussão. O trabalho verificou que a atuação do tutor na EaD no contexto de Cultura Digital está intrinsecamente relacionado a processos pedagógicos que visam o vínculo humanístico com os estudantes, conectando sentimentos e interação virtual simultaneamente sob diferentes olhares ao processo de ensino-aprendizagem, desencadeando a autonomia, o desejo e a motivação para permanência do estudante. Este estudo torna-se um instrumento de consulta de informações para a construção de ementas curriculares que desencadeiam habilidades relacionadas a afetividade no ensino superior a distância e estejam em consonância ao que propõe a Base Nacional Comum Curricular- BNCC para a formação de professores.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to present weightings related to the tutor’s performance in Distance Learning, amid the possibilities presented in teaching in the context of Digital Culture and the emerging needs of the use of affectivity in personal and digital relationships to students who fit this teaching modality. The design of this work is based on the maximization of Distance Education, through the affective work of the tutor who, through the technical attributes and intelligible to the sensitive, can contribute to the continuity of the student and, too, to the credibility and respect of society regarding Distance Education. This study is based on renowned authors in the field of distance education, affectivity and Digital Culture in teaching, such as Freire, Piaget, Wallon, Alves, Kensky, Fraga, among other experts and the current legislation linked to this discussion. This work found out that the role of the tutor in distance education in the context of Digital Culture is intrinsically related to pedagogical processes that aim at the humanistic ties with students, connecting feelings and virtual interaction simultaneously under different views to the teaching-learning process, triggering autonomy, desire, and motivation of the student’s continuity. This study becomes a tool for information consultation for the construction of curriculum syllabuses that spark skills related to affectivity in higher distance education and that are in line with what the Base Nacional Comum CurricularBNCC (the Common Core National Curriculum) proposes for teacher training.en
dc.description.abstractEl artículo tiene como objetivo presentar consideraciones relacionadas con el desempeño del tutor en Educación a Distancia - Educación a Distancia, en medio de las posibilidades presentadas en la enseñanza en el contexto de la Cultura Digital y las necesidades emergentes del uso de la afectividad en las relaciones personales y digitales para los estudiantes que caer en esta modalidad de enseñanza. El diseño de este trabajo se basa en la potencialización de la educación a distancia a través del trabajo afectivo del tutor que, a través de los atributos técnicos e inteligibles para los sensibles, puede contribuir a la permanencia del estudiante y, también, a la credibilidad y respeto de la sociedad con respecto a la enseñanza. EaD. Este estudio se basa en autores de renombre en el campo de la educación a distancia, la afectividad y la cultura digital en la educación, como Freire, Piaget, Wallon, Alves, Kensky, Fraga, entre otros académicos y la legislación actual vinculada a la discusión. El trabajo verificó que el desempeño del tutor en educación a distancia en el contexto de la cultura digital está intrínsecamente relacionado con procesos pedagógicos que apuntan al vínculo humanista con los estudiantes, conectando sentimientos e interacción virtual simultáneamente bajo diferentes perspectivas al proceso de enseñanza-aprendizaje, lo que desencadena la autonomía, deseo y motivación para la permanencia del alumno. Este estudio se convierte en un instrumento para consultar información para la construcción de menús curriculares que desencadenan habilidades relacionadas con la afectividad en la educación a distancia superior y están en línea con lo que propone la Base Curricular Común Nacional - BNCC para la capacitación de docentes.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Intersaberes. Uninter, 2021. Vol. 16, n. 37 (2021), p. 367-390pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTutoren
dc.subjectTutoriapt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectBNCCen
dc.subjectAffectionen
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.subjectTutores
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subjectBNCCes
dc.subjectAfectividades
dc.titleTutoria pedagógica em tempos de cultura digital : haverá espaço para a afetividade?pt_BR
dc.title.alternativePedagogical tutorship in times of digital culture : will there be room for affectivity?en
dc.title.alternativeTutoría Pedagógica en tiempos de cultura digital : ¿hay un espacio para la afectividad?es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001125235pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples