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Blogs corporativos como ferramenta de comunicação de marketing : o caso da Melissa

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Blogs corporativos como ferramenta de comunicação de marketing : o caso da Melissa

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Título Blogs corporativos como ferramenta de comunicação de marketing : o caso da Melissa
Autor Cerutti, Vanessa
Orientador Santos, Cristiane Pizzutti dos
Data 2007
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Blog corporativo
Comércio eletrônico
Comunicacao : Marketing
Internet : Empresa
Marketing eletrônico
Resumo A internet, sem sombra de dúvida, é para os dias atuais o que a máquina à vapor representou no passado: um divisor de águas. A capacidade deste meio de comunicação encurtar distâncias – tanto no tempo quanto no espaço - alterou significativamente o modo de relacionar-se das pessoas. Nos negócios não podia ser diferente. Hoje é praticamente obrigatório estar conectado. De tempos em tempos outras pequenas e tímidas revoluções acontecem dentro ou paralelamente às grandes. Na esteira desta constatação e da afirmação de muitos especialistas, o fenômeno dos blogs parece despontar como uma dessas revoluções. As empresas, muito sabiamente, têm se apropriado desta ferramenta surgida fora do ambiente dos negócios, para também encurtar distâncias entre elas e seus públicos. A distância a que se faz referência não é a física e sim a relacional. Cada vez mais os clientes querem palpitar, dar opinião, customizar, criticar produtos e serviços. Este trabalho se propõe, através do estudo de caso da Melissa, a entender um pouco melhor como os blogs são ou podem ser utilizados enquanto ferramenta de comunicação de marketing pelas empresas. Após a análise dos dados coletados parece ter sido evidenciado que os blogs puderam proporcionar uma aproximação entre a Melissa e seu público, houve aumento dos acessos no site e também impacto nas vendas. Ainda se pôde observar, entre outras coisas, uma tendência de maior investimento em mídias alternativas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/22128
Arquivos Descrição Formato
000648024.pdf (2.283Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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