Mostrar registro simples

dc.contributor.authorKindlein Junior, Wilsonpt_BR
dc.contributor.authorBressan, Felixpt_BR
dc.contributor.authorPalombini, Felipe Luispt_BR
dc.date.accessioned2021-05-19T04:32:52Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn0104-4249pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/221281pt_BR
dc.description.abstractO STEAM é uma das principais práticas da atualidade no que diz respeito a uma abordagem transdisciplinar envolvendo diferentes campos do conhecimento. Com as novas perspectivas de avaliação da graduação e da avaliação multidimensional da pós-graduação em Design no Brasil, surgem desafios na formação do estudante no que tange sua integração com diferentes locais de fala e sua participação em ambientes de pesquisa. Neste trabalho, refletimos sobre a importância da prática do STEAM em pesquisas em Design, através de casos de aplicação de tecnologias 3D de investigação, representação e fabricação. Apresentamos um exemplo prático da ligação entre as áreas por meio do desenvolvimento de um objeto de uso cotidiano com um software generativo e impressão 3D, referenciado no binômio arte-tecnologia, advindos do diagrama matemático de Voronoi que se faz presente em muitos elementos naturais. Por fim, é mostrado o papel do STEAM na integração de áreas e frente aos novos critérios da avaliação multidimensional, bem como a importância dos ambientes de pesquisas capazes de abarcar essas tecnologias, fornecendo, assim, ao aluno um estímulo e o ambiente necessário à sua formação de excelência.pt_BR
dc.description.abstractSTEAM is one of today’s main practices concerning a transdisciplinary approach involving different fields of knowledge. With the new perspectives for evaluating undergraduate courses and a multidimensional evaluation of graduate programs in Design in Brazil, challenges arise in the students’ training regarding their integration with different standpoint speech and their participation in research environments. In this work, we reflect on the importance of the practice of STEAM in Design research, through cases of 3D technologies in the investigation, representation, and manufacturing. We present a practical example of link among areas through the development of a daily use object with generative software and 3D printing, referenced in the art-technology binomial, arising from Voronoi mathematical diagram. Finally, the STEAM role is showed in the integration of areas and facing the new criteria of multidimensional evaluation, and the importance of research environments capable of embracing such technologies, thus providing students with a stimulus and the necessary environment for their excellence in training.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos em design =Design articles. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 29, n. 1 (2021), p. 116-130pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.subjectSTEAMen
dc.subjectTransdisciplinarityen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectMultidimensional evaluationen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.titleA importância do STEAM frente aos desafios da formação do ensino superior e da pesquisa multidimensional em Designpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of STEAM facing the new challenges of higher education and multidimensional research in Design en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001125785pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples