Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFraga, Alex Brancopt_BR
dc.contributor.authorMachado, Eduardo Pintopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-28T04:25:26Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/221616pt_BR
dc.description.abstractEste relatório de tese de doutorado versa sobre a relação entre coach (treinador) e pupilo (atleta) de fisiculturismo. De modo mais específico, busco compreender como se constitui, e se reforça, esta relação de autoridade/obediência entre coach e pupilo de fisiculturismo em processos de construção corporal socialmente demarcados pela radicalidade das práticas de hipertrofia muscular. Toda movimentação analítica tem como marco teórico conceitual central as formulações sobre as políticas da própria vida desenvolvidas por Nikolas Rose (2013), em especial os conceitos de expertise e enhancement corporal; o conceito de bioascese tratado aqui sob a ótica de Francisco Ortega (2005; 2008) e Paula Sibília (2008); e o conceito de poder pastoral em Michel Foucault (2003a, 2003b). A opção metodológica foi a etnografia em combinação com entrevistas semiestruturadas e análise documental. A parte empírica do trabalho está sustentada em quatro fontes, sendo três delas provenientes da produção de dados primários próprios da pesquisa de campo no doutorado e outra oriunda de dados secundários produzidos em pesquisa de campo desenvolvida no mestrado. A primeira e principal fonte para a produção de dados primários foi a etnografia realista, tal como proposta por Michael Atkinson (2015). Por meio dessa vertente etnográfica, registrei em diários de campo as minhas rotinas de preparação para competição de fisiculturismo (précontest), incluindo as rotinas de finalização na semana pré-campeonato e os bastidores do backstage; bem como aquelas fora da fase de competição (offseason), enfatizando a relação de autoridade/obediência com o coach contratado. A segunda fonte de produção de dados primários foi a realização de entrevistas com outros dois coaches de destaque no cenário sul brasileiro, nas quais foram abordadas questões que remetiam à temática central do estudo. A terceira fonte de produção de dados primários foi a análise documental de materiais digitais selecionados nas redes sociais dos coaches de fisiculturismo, sobretudo postagens no Instagram e Facebook, que se relacionavam à temática central do estudo. A quarta fonte utilizada foram as entrevistas realizadas com os pupilos de fisiculturismo que participaram do estudo que desenvolvi em minha dissertação de mestrado (MACHADO, 2015), configurando-se no que se convencionou chamar na literatura sobre pesquisa qualitativa de second review (FLICK, 2009). A partir da análise dessa materialidade empírica, pude identificar que a entrega do pupilo ao plano traçado pelo coach decorre, dentre diversos fatores, da demonstração do grau de expertise do coach em dois pontos: nível de conhecimento acadêmico (formação relacionada à área da saúde e/ou biomédica); e, fundamentalmente, desempenho no processo de construção corporal do fisiculturista (shapes de atletas e currículo de títulos obtidos). Contudo, por mais renomado que seja o coach, a relação de autoridade sobre o pupilo não se dá por meio de uma obediência automática, é um processo que se reforça em meio às dúvidas, resistências e crises existenciais do pupilo frente às radicalidades do processo de construção corporal do fisiculturista. Portanto, é uma relação que vai se estabelecendo por meio de graus de adesão, nomeados nessa tese de modulações, que variam da “pouca entrega” à “total entrega” ao plano do coach em conformidade com o nível de conhecimento/formação do pupilo sobre o assunto. De modo mais específico, a obediência do pupilo à autoridade do coach se reforça quando o primeiro vê estampado em seu próprio corpo os resultados do plano ao qual ele se submeteu voluntariamente, alimentando aquilo que identifiquei como sendo um “compromisso moral” com o coach decorrente dessa relação de obediência. Um compromisso que acaba se tornando quase indissolúvel quando o pupilo passa a se preocupar em não “decepcionar o coach”, o que corresponderia à último das quatro modulações construídas na análise: a “entrega total”. Em conclusão, pude compreender que a relação de autoridade/obediência entre coachs e pupilos se dá por meio de diferentes níveis de entrega não só em relação à adesão ao plano de treinamento a ser seguido, mas também em relação à capacidade do coach em orientar os pupilos frente às mudanças no volume muscular. Os coaches de fisiculturismo seriam, então, os responsáveis pelo elo entre o que é afirmado em estudos realizados em laboratórios de fisiologia do exercício e a materialização da construção corporal dentro de uma sala de musculação.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis is about a relationship between bodybuilding guru (trainer) and pupil (athlete) of bodybuilding. More specifically, the search aim to understands how this relationship of authority / obedience between bodybuilding guru and pupil of bodybuilding is composed and reinforced in body building processes, socially demarcated by the radicality of muscle hypertrophy practices. The theoretical framework is focused on politics of itself by Nikolas Rose (2013), especially the concepts of expertise and body enhancement; the concept of bioascesis treated here from the perspective of Francisco Ortega (2005; 2008) and Paula Sibília (2008); and the concept of pastoral power in Michel Foucault (2003a, 2003b). The methodological option was ethnography in combination with semi-structured interviews and document analysis. An empirical part of the work is supported by four sources, three of which are the results of the production of single primary data from field research in the doctorate and another second of secondary data used in the field research studied in the master's degree. The first and main source of primary data production was realistic ethnography, as proposed by Michael Atkinson (2015). Through this ethnographic approach, I recorded in my diaries my preparation routines for bodybuilding competition (pre-contest), including the routines of the peack week in the pre-championship week and the backstage moment; as well as those situations outside the competition phase (off-season), emphasizing the relationship of authority / obedience with the hired bodybuilding guru. The second source of primary data production was the interviews with two other prominent bodybuilding gurus in the South-Brazilian scenario. The third source of primary data production was the document analysis of digital materials selected on the social networks of bodybuilding gurus, especially posts on Instagram and Facebook. The fourth source used was the interviews with the bodybuilding pupils who participated in the study I developed in my master's dissertation (MACHADO, 2015), for this we adopted what the literature on qualitative research calls second review (FLICK, 2009). I could identify that the surrender of the pupil to the plan outlined by the bodybuilding guru stems, among other factors, from the demonstration of the degree of expertise of the bodybuilding guru in two points: level of academic knowledge (training related to the health and / or biomedical area ); and performance in the body enhancement process of the bodybuilder (shapes of athletes and winning curriculum). However renowned the coach may be, the relationship of authority over the pupil does not occur through automatic obedience. It is a process that is reinforced amid the pupil's doubts, resistance and existential crises in the face of the radicalities of the body enhacement process. It is a relationship that is established through degrees of adherence, named in this thesis of modulations, which vary from “little surrender” to “total surrender” to the coach's plan in accordance with the level of knowledge of the pupil about the body enhancement process. Obedience to the guru's authority is reinforced when the pupil sees stamped on his own body the results of the plan to which he voluntarily submitted, feeding what I identified as a “moral commitment” with the guru resulting from this obedient relationship. A commitment that becomes almost indissoluble when the pupil starts to worry about not "disappointing the guru", which would correspond to the last of the four modulations built in the analysis: the "total surrender". In conclusion, I was able to understand that the authority / obedience relationship between bodybuilding gurus and pupils occurs through different levels of surrender not only in relation to adherence to the training plan to be followed, but also in relation to the guru's ability to guide pupils in the face of changes in muscle volume. Bodybuilding gurus are responsible for the link between what is stated in studies developed in exercise physiology laboratories and the materialization of body enhancement within a gym.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBodybuildingen
dc.subjectMusculaçãopt_BR
dc.subjectFisiculturismopt_BR
dc.subjectExpertiseen
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.title“Segue o plano!” : a relação de autoridade/obediência entre coach e pupilo no processo de construção corporal do fisiculturistapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001125099pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples