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dc.contributor.advisorSilva, Maria Luiza Berwanger dapt_BR
dc.contributor.authorArgenta, Marinicept_BR
dc.date.accessioned2021-06-05T04:48:04Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/221870pt_BR
dc.description.abstractEsta tese tem como finalidade realizar uma análise crítica sobre a construção da imagem feminina, enquanto uma das múltiplas figurações na constelação simbólica do movimento surrealista. Parte-se do princípio de que esse movimento artístico emerge com uma proposta de liberdade de expressão absolutamente contrária às formas vigentes, oferecendo uma nova perspectiva estética motivada pelas teorias freudianas, transportando, inclusive, alguns conteúdos psicanalíticos para o seu desenvolvimento artístico. Uma vez que, em um primeiro momento, algumas imagens femininas aparentam uma tendência com inclinação convencional, esta tese será articulada pelo método comparativo entre o aspecto teórico e a prática na elaboração de suas expressões artísticas. Para tal intento, serão analisadas obras poéticas de Louis Aragon, André Breton e Gisèle Prassinos; e, obras pictóricas de René Magritte, Francis Picabia e Valentine Hugo no sentido de verificar se há um distanciamento entre o discurso apresentado na teoria e a prática desenvolvida em sua expressão artística na figuração dessa imagem feminina. Por intermédio desse percurso analítico, evidencia-se que a produção desenvolvida na construção dessa imagem origina-se de uma imagem real destinando-se para o desenvolvimento de uma constelação simbólica primordial da estética surrealista.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims to carry out a critical analysis on the construction of the female image, as one of the multiple figurations in the symbolic constellation of the surrealist movement. It is assumed that this artistic movement emerges with a proposal for freedom of expression absolutely contrary to current forms, offering a new aesthetic perspective motivated by Freudian theories, including some psychoanalytical content for its artistic development. Since, at first, some female images seems to have a conventional inclination, this thesis will be articulated by the comparative method between the theoretical and the practical aspects in the elaboration of their artistic expressions. For this purpose, poetic works by Louis Aragon, André Breton and Gisèle Prassinos and pictorial works by René Magritte, Francis Picabia and Valentine Hugo will be analyzed, in order to verify if there is a gap between the discourse presented in the theory and the practice developed in its artistic expression in the figuration of this female image. Through this analytical path it is evident that the production developed in the construction of this image originates from a real image intended for the development of a primordial symbolic constellation of surrealist aesthetics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSurrealismen
dc.subjectFreud, Sigmund, 1856-1939pt_BR
dc.subjectFemale imageen
dc.subjectSurrealismopt_BR
dc.subjectFeminino na literaturapt_BR
dc.subjectPoetic analysisen
dc.subjectAnálise políticapt_BR
dc.subjectPictorial analysisen
dc.subjectPictorialismopt_BR
dc.titleFiguração da imagem feminina na constelação simbólica do surrealismopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001126393pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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