Repositório Digital

A- A A+

Plant traits to complement selection based on yield components in wheat

.

Plant traits to complement selection based on yield components in wheat

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Plant traits to complement selection based on yield components in wheat
Outro título Caracteres da planta para complementar a seleção baseada em componentes de rendimento em trigo
Autor Okuyama, Lauro Akio
Federizzi, Luiz Carlos
Barbosa Neto, Jose Fernandes
Resumo O objetivo do presente trabalho foi investigar as relações entre caracteres da planta e produção de grãos por espiga em genótipos de trigo. Foram avaliados os comprimentos da lâmina da folha bandeira, da parte do pedúnculo extrusado, do pedúnculo, da espiga e da bainha, o diâmetro do colmo e a estatura da planta. Os dados foram analisados por meio de correlações e análises de trilha. A produção de grãos por espiga correlacionou-se positivamente com o comprimento da espiga e o diâmetro do colmo. Análises de trilha indicaram que, sob condição irrigada, a produção de grãos por espiga teve um efeito direto positivo e correlação positiva com o comprimento da espiga e diâmetro do colmo e, sob condição não-irrigada, a produção de grãos por espiga apresentou efeito direto positivo e correlação positiva com o diâmetro do colmo, comprimento da espiga e estatura da planta. O diâmetro do colmo e o comprimento da espiga, sob condição irrigada, e também a estatura da planta, sob condição de deficiência hídrica no final do ciclo, foram os caracteres de planta mais relacionados com a maior produção de grãos por espiga em trigo.
Abstract The aim of the present study was to investigate the relationship between plant traits and yield per spike in wheat genotypes. The measured plant traits were: length of flag leaf blade, peduncle extrusion, peduncle, spike and sheath, culm diameter and plant height. Data were analyzed with correlation and path coefficient analysis. Yield per spike correlated positively with spike length and culm diameter. Path coefficient analysis indicated that, under irrigated condition, yield per spike had a positive direct effect and a positive correlation with spike length and culm diameter and, under non-irrigated condition, yield per spike showed a positive direct effect and a positive correlation with culm diameter, spike length and plant height. Culm diameter and spike length, under irrigated condition, and also plant height, under late season water stress condition, were the plant traits most related to higher grain yield per spike in wheat.
Contido em Ciencia Rural. Santa Maria. vol. 35, n. 5 (set./out. 2005), p. 1010-1018
Assunto Grão : Rendimento
Irrigação
Trigo : Genotipo
Trigo : Rendimento
[en] Correlation
[en] Irrigation
[en] Path analysis
[en] Water stress
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/22205
Arquivos Descrição Formato
000492000.pdf (53.41Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.