Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFontoura, Elise Teixeira dapt_BR
dc.contributor.authorRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.date.accessioned2021-06-22T04:25:21Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1983-2354pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222523pt_BR
dc.description.abstractA partir da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no Ensino de Ciências são possíveis abordagens sobre o corpo humano que fogem de uma perspectiva puramente biológica, quando o corpo é assumido como um elemento abundante de significados, pertencente a grupos socioculturais, com origem e com história. Apesar da grande potencialidade para o trabalho docente sobre o corpo a partir dessa perspectiva nas ciências, e também das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que obrigam a inclusão de histórias e culturas negras e indígenas nos currículos escolares, os professores de ciências normalmente não o fazem, principalmente devido à carência de formação nessa temática, ao medo de abordar questões vinculadas à valores culturais e à segmentação das áreas do conhecimento em disciplinas (VERRANGIA; SILVA, 2010). Com base nessa problemática, a pesquisa qualitativa, de caráter documental, iniciou com a análise de textos, imagens, vídeos, outros documentos e materiais didáticos do acervo da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e do Portal do Professor do Ministério da Educação, além de estudos publicados em anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), amparando-se nesses documentos e resgatando os Valores Civilizatórios Afro-brasileiros, foram propostos temas e atividades para o estudo do corpo humano. As propostas foram realizadas a partir da análise de habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apontadas para o Ensino de Ciências da Natureza dos anos finais do Ensino Fundamental, focando no ensino sobre o corpo, e que, embora não explicitem a ERER, tem potencialidade para abordagens que visam resgatar valores, histórias e culturas negras, enaltecendo e valorizando as diferenças, na busca por uma educação de combate ao racismo.pt_BR
dc.description.abstractThe Education of Ethnic-Racial Relations (ERER) in science teaching enables approaches about the human body that escape from a purely biological perspective, regards the body as an abundant element of meanings, belonging to socio-cultural groups, with origin and history. Despite the great potential to discuss the body in this perspective in science education and the laws 10.639/2003 and 11.645/2008 require the inclusion of black and indigenous histories and cultures in school curricula, science teachers do not normally do so. Mainly due to the lack of training in the subject, the fear of addressing issues related to cultural values and the fragmentation of areas of knowledge in disciplines (VERRANGIA; SILVA, 2010). Based on this problem, this qualitative research, of a documental character, started with the analysis of texts, images, videos and other documents and didactic materials from the collection of the Brazilian Association of Black Researchers (ABPN) and the Portal do Professor do Ministry of Education, in addition to studies published in the annals of the National Research Meeting in Science Education (ENPEC).Based on these documents and redeeming Afro-Brazilian Civilizing Values, new themes and activities for the study of the human body were proposed. The proposals were made based on the skills analysis of the National Common Curricular Base (BNCC) aimed at the Teaching of Natural Sciences in the final years of Elementary School, focusing on teaching about the body, that, even though does not make ERER explicit, has the potential for approaches aimed at rescuing values, black histories and cultures, praising and valuing differences, in the search for an education to combat racism.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDossiê educação das relações étnico-raciais nas ciências da natureza, exatas e suas tecnologias. Revista África e Africanidades. 2021. Ano 14, ed. 38 (maio 2021), p. 134-151pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.subjectEducation of ethnic-racial relationsen
dc.subjectHuman bodyen
dc.subjectCorpo humanopt_BR
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.subjectAntiracist educationen
dc.titleO corpo humano no Ensino de Ciências: possibilidades para a Educação das Relações Étnico-Raciais.pt_BR
dc.title.alternativeThe human body in science teaching: possibilities for ereren
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001127253pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples