Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRechenberg, Leilapt_BR
dc.contributor.authorPinto, Mariane Fariaspt_BR
dc.date.accessioned2021-06-26T04:39:38Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222878pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: nas últimas décadas a Fonoaudiologia tem ampliado seu escopo de atuação, contribuindo para o aprimoramento da expressividade de profissionais da comunicação, como jornalistas. As publicações sobre o tema são ainda incipientes e mostram-se fundamentais para o desenvolvimento de estudos que favoreçam o conhecimento científico e a prática clínica do fonoaudiólogo aos indivíduos que necessitam de treinamento da expressividade vocal e corporal para falar bem na TV, no rádio e na rádioweb. Objetivo: conhecer, quantificar, analisar e caracterizar a produção científica brasileira, publicada em periódicos, que apresente a interlocução entre a Fonoaudiologia e o Jornalismo. Método: revisão integrativa, que abrangeram as publicações realizadas entre os anos de 1999 à 2016, utilizando as bases Scielo e LILACS. Foram incluídas publicações brasileiras, sem limitação de data ou idioma. Foram excluídas publicações que não correspondessem ao tema da pesquisa e/ou duplicadas; teses, dissertações e resumos de anais de eventos científicos. Os resultados foram organizados e classificados em quadros e tabelas para discussão. Resultados: 25 publicações foram selecionadas para compor a amostra. O número de publicações aumentou entre os anos de 2008 a 2012. As temáticas presentes envolveram principalmente a saúde vocal, a habilidade de expressão após intervenção fonoaudiológica; poucos estudos exploram sobre a formação do fonoaudiólogo. Conclusão: Apesar do número de publicações que relacionam Fonoaudiologia e Jornalismo ter crescido nos últimos anos, ainda é um tema muito recente na produção bibliográfica brasileira. Observa-se uma carência de estudos que contribuam para a formação do Fonoaudiólogo em trabalhar com foco no aprimoramento da expressividade no que se refere a profissionais da voz.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: in the last decades the Speech and Language Pathologist (SLP) has been enlarging your scope of action, contributing of the expressiveness of communication professionals, like journalists. There are still few studies on this subject. However, they are very important for the theoretical advancement and clinical practice of speech therapists, aiming the training of vocal and corporal expressivity for communication in TV, radio and radioweb. Objective: the aim of the study is describe, to quantify and to analyse the Brazilian scientific production published, which presents the interaction between Speech and Language Pathologist and Journalism. Method: literature review, including publications carried out between 1999 and 2016, using the bases Scielo and LILACS. Only brazilian publications were included and no date or language limitation. Publications that did not correspond to the research theme and / or duplicates were excluded. The results were organized and classified in pictures and charts for discussion. Results: 25 publications were selected to compose the sample. The number of publications increased between the years from 2008 to 2012. The subject of the studies mainly involved vocal health, skill of expressiveness after speech therapy intervention; few studies deal with SPL training. Conclusion: Although the number of publications relating to SLP and Journalism has grown in recent years, is still a recent issue in Brazilian scientific production. There is observed a lack of studies that should contribute to the SLP training in working with focus of the expressiveness in which it concerns healthy individuals.en
dc.description.abstractIntroducción: en las últimas décadas, la Fonoaudiología ha ampliado su campo de acción, contribuyendo con la expresividad de los profesionales de la comunicación, como los Fonoaudiologos. Todavía hay pocos estudios sobre este tema. Sin embargo, son muy importantes para el avance teórico y la práctica clínica de los logopedas, con el objetivo de entrenar la expresividad vocal y corporal para la comunicación en TV, radio y radioweb. Objetivo: el objetivo del estudio es describir, cuantificar y analizar la producción científica brasileña publicada, que presenta la interacción entre el Fonoaudiologo y el periodismo. Método: revisión de literatura, incluyendo publicaciones realizadas entre 1999 y 2016, utilizando las bases Scielo y LILACS. Solo se incluyeron publicaciones brasileñas y no hay límite de idioma. Se excluyeron las publicaciones que no correspondían al tema de investigación y / o duplicados. Los resultados fueron organizados y clasificados en imágenes y cuadros para discusión. Resultados: se seleccionaron 25 publicaciones para componer la muestra. El número de publicaciones aumentó entre los años 2008 y 2012. El tema de los estudios incluyó principalmente salud vocal, habilidad de expresividad después de la intervención de la Fonoaudiología; pocos estudios tratan sobre la capacitación del Fonoaudiologo. Conclusión: Aunque el número de publicaciones relacionadas con Fonoaudiología y Periodismo ha crecido en los últimos años, todavía es un tema reciente en la producción científica brasileña. Se observa una falta de estudios que deberían contribuir para la formación del Fonoaudiologo con foco de la expresividad en lo que concierne a individuos sanos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectSpeech and language pathologisten
dc.subjectDistúrbios da comunicaçãopt_BR
dc.subjectJournalismen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectRadioen
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectTelevisionen
dc.subjectFonoaudiologíaes
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectPeriodismoes
dc.subjectComuniciónes
dc.subjectTelevisiónes
dc.titlePublicação científica brasileira em rádio e TV : uma análise descritiva da interface fonoaudiológicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001069014pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples