Repositório Digital

A- A A+

O cinema intertextual de Michael Moore : a linguagem fílmica como retórica

.

O cinema intertextual de Michael Moore : a linguagem fílmica como retórica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O cinema intertextual de Michael Moore : a linguagem fílmica como retórica
Autor Skrotzky, Gustavo Coltri
Orientador Rossini, Miriam de Souza
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Filme documentário
Intertextualidade
Resumo Esta monografia realiza uma análise fílmica sobre a obra do documentarista norte-americano Michael Moore, caracterizada por um forte caráter intertextual. A essência híbrida do trabalho do diretor, que reúne citações de produtos da televisão e do cinema de ficção, motivou o estudo no sentido de situar a produção do cineasta na rica e diversificada tradição do gênero documentário. Como objetos de análise foram utilizados os filmes Tiros em Columbine, de 2002, Fahrenheit 11/9, de 2004, e Sicko – $O$ Saúde, de 2007 – todos reconhecidos por crítica e público. A oratória de Michael Moore, o envolvimento do diretor, as diferentes vozes que se relacionam nas produções e a montagem constituem as quatro categorias de análise da pesquisa. As contribuições do autor Bill Nichols e do realizador Silvio Da-Rin são também fundamentais para o entendimento do trabalho de Moore, uma figura polêmica que atua no diálogo com a cultura do entretenimento, alargando os limites do “cinema do real”.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/22303
Arquivos Descrição Formato
000739526.pdf (1.631Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.