Mostrar registro simples

dc.contributor.authorHoernig, André Felipept_BR
dc.contributor.authorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.contributor.authorHadjimichef, Dimiterpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-30T04:24:13Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1806-1117pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223039pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho versa sobre possibilidades, tendências da literatura e estratégias didáticas para introduzir a Física Quântica no Ensino Médio, atentando para uma aprendizagem conceitual, visando conciliar História e Epistemologia com a aquisição de significados pelos educandos. Também buscamos trazer algum auxílio para professores, sobretudo quanto à escolha dos tópicos a serem ministrados, uma vez que não há total consenso na comunidade de Pesquisa em Ensino de Física quanto aos temas, a ordem, ou a forma como os diferentes assuntos desse campo podem ser ministrados. Nosso objetivo é apresentar algumas possibilidades para o Ensino de Física Quântica, através de um estudo teórico na forma de uma breve revisão da literatura e entrevistas curtas com professores especialistas, o que guiou o planejamento e execução de uma atividade prática na forma de um Módulo Didático. Concluímos que, dentro das diversas possibilidades quanto à execução de uma atividade didática, é possível um encaminhamento para uma aprendizagem mais conceitual, com a indicação de que alguns temas, como Interferência e Difração, são fundamentais e merecem grande atenção em uma unidade de ensino.pt_BR
dc.description.abstractThe present work deals with possibilities, tendencies in literature and didactic strategies to introduce Quantum Physics in High School, paying attention to conceptual learning, aiming to reconcile History and Epistemology with the acquisition of meanings by students. We also seek to bring some help to teachers, especially regarding the choice of topics to be contemplated, since there is no total consensus in the Physics Teaching Research community regarding the subjects, the order, or the way the different topics in this area can be taught. Our goal is to present some possibilities for the Teaching of Quantum Physics, through a theoretical study in the form of a brief review of the literature and short interviews with specialist professors, which guided the planning and execution of a practical activity in the form of a Didactic Module. We conclude that, within the various possibilities regarding the execution of a didactic activity, it is possible work with a more conceptual learning, with the indication that some topics, such as Interference and Diffraction, are fundamental and deserve great attention in a teaching unit.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 43 (2021), e20210044, 18 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectQuantum Physicsen
dc.subjectFísica quânticapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectBasic schoolen
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectEpistemologyen
dc.subjectInterferenceen
dc.subjectInterferenciapt_BR
dc.subjectDifraçãopt_BR
dc.subjectDiffractionen
dc.titleFísica quântica na escola básica : investigações para a promoção de uma aprendizagem conceitual, histórica e epistemológicapt_BR
dc.title.alternativeQuantum Physics in basic school : investigations for the promotion of conceptual, historical and epistemological learningen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001125591pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples