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dc.contributor.advisorRossini, Miriam de Souzapt_BR
dc.contributor.authorSkrotzky, Gustavo Coltript_BR
dc.date.accessioned2010-05-15T04:17:41Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/22303pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia realiza uma análise fílmica sobre a obra do documentarista norte-americano Michael Moore, caracterizada por um forte caráter intertextual. A essência híbrida do trabalho do diretor, que reúne citações de produtos da televisão e do cinema de ficção, motivou o estudo no sentido de situar a produção do cineasta na rica e diversificada tradição do gênero documentário. Como objetos de análise foram utilizados os filmes Tiros em Columbine, de 2002, Fahrenheit 11/9, de 2004, e Sicko – $O$ Saúde, de 2007 – todos reconhecidos por crítica e público. A oratória de Michael Moore, o envolvimento do diretor, as diferentes vozes que se relacionam nas produções e a montagem constituem as quatro categorias de análise da pesquisa. As contribuições do autor Bill Nichols e do realizador Silvio Da-Rin são também fundamentais para o entendimento do trabalho de Moore, uma figura polêmica que atua no diálogo com a cultura do entretenimento, alargando os limites do “cinema do real”.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFilme documentáriopt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.titleO cinema intertextual de Michael Moore : a linguagem fílmica como retóricapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000739526pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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