Repositório Digital

A- A A+

As revistas semanais e a renúncia de fidel castro : análise de conteúdo de Carta Capital, Época, IstoÉ e Veja

.

As revistas semanais e a renúncia de fidel castro : análise de conteúdo de Carta Capital, Época, IstoÉ e Veja

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As revistas semanais e a renúncia de fidel castro : análise de conteúdo de Carta Capital, Época, IstoÉ e Veja
Autor Haubrich, Alexandre Freitas
Orientador Fonseca, Virginia Pradelina da Silveira
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Análise de conteúdo
Castro, Fidel 1927-.
Revistas
Resumo A renúncia do presidente cubano Fidel Castro, em fevereiro de 2008, levou a imprensa mundial a uma série de especulações sobre o futuro de Cuba e do governo revolucionário que comanda o país caribenho. No Brasil, a reação não foi diferente. Na mesma semana, as quatro principais revistas semanais brasileiras – Carta Capital, Isto É, Época e Veja – dedicaram espaço considerável ao assunto, sendo que três delas destinaram a ele a manchete de capa. Analisar a imprensa de forma crítica, partindo-se sempre de noções de comparação, permite que se faça uma leitura mais qualificada de reportagens e dos fatos aos quais elas se referem. A sociedade de forma geral, porém, não costuma realizar esse tipo de leitura, rotineiramente entendo como verdades absolutas o que está escrito em jornais e revistas ou é dito nas emissoras de televisão e de rádio. Demonstrar que existem variações nas versões, que discursos vêm sempre carregados de ideologia e que deve-se entendê-los dessa forma, é passo fundamental para que a sociedade avance em cultura e educação. A partir do entendimento de que a academia também possui, como o jornalismo, a função de educar e construir conhecimento, esta monografia propõe-se a analisar de forma crítica e comparativa a cobertura realizada pelas quatro principais revistas brasileiras de informação quando da renúncia do presidente cubano Fidel Castro.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/22311
Arquivos Descrição Formato
000739574.pdf (16.46Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.