Repositório Digital

A- A A+

Da campana à pose : estudo do fotojornalismo na cobertura do crack do jornal zero hora

.

Da campana à pose : estudo do fotojornalismo na cobertura do crack do jornal zero hora

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Da campana à pose : estudo do fotojornalismo na cobertura do crack do jornal zero hora
Autor Schröder, André Fernando
Orientador Barros, Ana Taís Martins Portanova
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Campanha publicitária
Fotojornalismo
Zero Hora (Jornal)
Resumo O presente trabalho busca resgatar alguns conceitos referentes à filosofia da imagem propostos por Vilém Flusser e propor conexões entre o pensamento do autor e a prática fotojornalística atual, principalmente no que diz respeito às imagens da cobertura do crack realizada pelo jornal Zero Hora nos últimos três anos. Para isso, primeiramente, defini-se fotojornalismo, fazendo-se um panorama histórico da produção de imagens jornalísticas e também das implicações da fotografia na produção de informação de atualidades. Em seguida, através de entrevista realizada com repórteres fotográficos do jornal Zero Hora e de veículos do centro do país, descreve-se parte da rotina dos repórteres fotográficos e constrói-se uma definição de fotografia de campana, prática cada vez mais usual entre os profissionais que carece de debate nas redações e estudos acadêmicos. Aborda-se o pensamento de Flusser sobre imagens técnicas e levantam-se discussões sobre fotografia, realidade e objetividade a partir de Phillipe Dubois. A Teoria do Imaginário de Gilbert Durand também traz auxílio à compreensão das raízes profundas de certas práticas jornalísticas, como o julgamento. Enfim, através de metodologia de imagens construída a partir de Roland Barthes, estudaram-se dez fotografias sobre crack publicadas na capa do jornal Zero Hora, levando-se em conta a linha editorial do veículo e as características fundamentais do grupo RBS.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/22312
Arquivos Descrição Formato
000739578.pdf (1.749Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.