Repositório Digital

A- A A+

Mídia e consumo cultural na web entre crianças e adolescentes de escolas públicas de Gravataí / RS

.

Mídia e consumo cultural na web entre crianças e adolescentes de escolas públicas de Gravataí / RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mídia e consumo cultural na web entre crianças e adolescentes de escolas públicas de Gravataí / RS
Autor Ferreira, Simone Luz
Orientador Jacks, Nilda Aparecida
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Adolescente
Consumo
Criança
Internet
[en] Adolescent
[en] Child
[en] Cultural consumption
[en] Internet
Resumo A pesquisa objetiva verificar qual é a relação das crianças e adolescentes de baixa renda com a Internet. Para tanto, realizamos um panorama das práticas de consumo cultural, a fim de averiguar como a Internet está sendo consumida em relação às demais TICs; verificamos de que forma se dá o acesso à Internet e como se caracterizam as mediações da família, da escola e dos amigos; investigamos se fatores como idade, sexo e perfil sócio-econômico estão relacionados a esse contexto. No campo empírico, o grupo pesquisado é constituído por estudantes de escolas públicas, com idades entre dez e quatorze anos, de ambos os sexos e residentes no município de Gravataí. Como referencial teórico-metodológico, utilizamos as concepções de cultura, consumo e comunicação apresentadas pelos Estudos Culturais Latino-Americanos, especificamente através dos estudos centrados no consumo cultural, nas mediações e na recepção de bens simbólicos.
Abstract The research has as objective to verify which is the relation of the children and adolescents of low income with the Internet. For this, we made an overview of the cultural consumption practices, in order to inquire as the Internet is being consumed in relation to the others ICT; we verify how the access to the Internet happens and how are configured the mediations of the family, the school and the friends; we investigate if factors as age, sex and socioeconomic profile are related to this context. In the empirical research, the group is constituted by students of public schools, with ages between ten and fourteen years old, of both sexes and residents in the city of Gravataí. As a theoretical and methodological framework, we use the conceptions of culture, consumption and communication presented by the Latin American Cultural Studies, specifically through the studies centered in cultural consumption, in the symbolic goods mediations and reception.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/22314
Arquivos Descrição Formato
000739582.pdf (1.239Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.