Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJacks, Nilda Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Simone Luzpt_BR
dc.date.accessioned2010-05-15T04:17:44Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/22314pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa objetiva verificar qual é a relação das crianças e adolescentes de baixa renda com a Internet. Para tanto, realizamos um panorama das práticas de consumo cultural, a fim de averiguar como a Internet está sendo consumida em relação às demais TICs; verificamos de que forma se dá o acesso à Internet e como se caracterizam as mediações da família, da escola e dos amigos; investigamos se fatores como idade, sexo e perfil sócio-econômico estão relacionados a esse contexto. No campo empírico, o grupo pesquisado é constituído por estudantes de escolas públicas, com idades entre dez e quatorze anos, de ambos os sexos e residentes no município de Gravataí. Como referencial teórico-metodológico, utilizamos as concepções de cultura, consumo e comunicação apresentadas pelos Estudos Culturais Latino-Americanos, especificamente através dos estudos centrados no consumo cultural, nas mediações e na recepção de bens simbólicos.pt_BR
dc.description.abstractThe research has as objective to verify which is the relation of the children and adolescents of low income with the Internet. For this, we made an overview of the cultural consumption practices, in order to inquire as the Internet is being consumed in relation to the others ICT; we verify how the access to the Internet happens and how are configured the mediations of the family, the school and the friends; we investigate if factors as age, sex and socioeconomic profile are related to this context. In the empirical research, the group is constituted by students of public schools, with ages between ten and fourteen years old, of both sexes and residents in the city of Gravataí. As a theoretical and methodological framework, we use the conceptions of culture, consumption and communication presented by the Latin American Cultural Studies, specifically through the studies centered in cultural consumption, in the symbolic goods mediations and reception.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInterneten
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectCultural consumptionen
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectChilden
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAdolescenten
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.titleMídia e consumo cultural na web entre crianças e adolescentes de escolas públicas de Gravataí / RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000739582pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples