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Capital social e simbólico : comunicação e ações de responsabilidade socioambiental na tensão público-privado e a disputa por visibilidade e legitimação

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Capital social e simbólico : comunicação e ações de responsabilidade socioambiental na tensão público-privado e a disputa por visibilidade e legitimação

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Título Capital social e simbólico : comunicação e ações de responsabilidade socioambiental na tensão público-privado e a disputa por visibilidade e legitimação
Autor Borba, Mário Pereira
Orientador Baldissera, Rudimar
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Capital social
Opinião pública
[en] Communication
[en] Private organizations
[en] Public opinion
[en] Social and environmental responsibility
[en] Social capital
Resumo Este estudo analisa a tensão público-privado, entendendo que tanto organizações privadas quanto sujeitos e instituições públicas, em sua grande maioria, dependem de legitimação (no sentido de serem reconhecidos pela opinião pública como socialmente relevantes). Para tanto, além de identificarem espaços de visibilidade, interagem e disputam neles e por eles. Considerando que, muitas vezes, a comunicação empregada nessa perspectiva pode contribuir para que a opinião pública reconheça as organizações privadas atendendo as demandas públicas, este trabalho objetiva, fundamentalmente, refletir sobre como ações de responsabilidade socioambiental comunicadas pelas organizações privadas movimentam capital social e capital simbólico interferindo na tensão público-privado. Diante dessa problematização, este estudo monográfico consiste em revisão bibliográfica para a construção de quadro teórico que permite, pelo emprego e análise de casos exemplares, melhor compreender aspectos da tensão público-privado.
Abstract This study examines the public-private tension, understanding that most private organizations, individuals and public institutions, depend on legitimacy in oder to be recognized by the public opinion as socially relevant. Therefore, it identifies areas of visibility and also interacts and competes in them and for them. Considering that oftenly advertising applied in this perspective of contributing to public opinion reconizing private organizations provinding public demands, this paper has, as a goal, fundamentally, reflect about social and environmental responsibility actions by private organizations, causing social and private capital, interfering on public-private tension. Considering this background this paper, revisiting the construction of theoretical framework and analysis of previous researches, aims to better understand aspects of public-private tension.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/22319
Arquivos Descrição Formato
000739590.pdf (577.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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