Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCortimiglia, Marcelo Nogueirapt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Jose Luis Duartept_BR
dc.contributor.authorPimenta, Rafael Sant'Annapt_BR
dc.date.accessioned2021-07-13T04:39:05Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1983-8026pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223730pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa tem como objetivo a convecção de um instrumento de identificação e avaliação do potencial de mudança em empresas de Telecomunicações. Foram identificados na literatura acadêmica sobre gestão de mudanças vinte Fatores Críticos de Sucesso (FCS), os quais foram agrupados em cinco grupos articulados em um questionário genérico. O instrumento desenvolvido foi aplicado através de um levantamento tipo surveycombinado com entrevistas em quatro empresas de Telecomunicações. A análise dos resultados foi orientada segundo três variáveis: Nível Hierárquico (NH) do respondente, Empresa e Grupo de Fator Crítico de Sucesso.No caso estudado, observou-se um diferença significativa na percepção do potencial de mudança dos diferentes NH e uma interação significativa entre as variáveis NH e Empresa. Além disso,o questionário permitiu identificaruma diferença particularda percepção do potencial de mudança em uma das empresas estudadas, o que sinaliza a possibilidade de usar o instrumento para avaliações comparativas.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this paper is to propose an instrument to identify and evaluate change potential in telecommunication companies. Twenty Critical Success Factores (CSF) identified in published literature on change management were consolidated in five groups and used to develop a generic survey instrument. The instrument was applied in a survey with four telecommunication firms combined with interviews with selected respondents. Data analysis was conducted on three variables: respondent Hierarchical Level (HL), Company, and CSF Group. Results from the studied case indicate a significant difference in HL and a significant interaction between HL and Company. Moreover, the instrument allowed to identify a particular difference in one of the studied companies. This opens up the possibility of using the instrument to benchmark change potential.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofProduto & produção. Porto Alegre, RS. Vol. 14, n. 2 (jun. 2013), p. 26-43pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChange managementen
dc.subjectMudança organizacionalpt_BR
dc.subjectCritical success factorsen
dc.subjectTelecomunicaçõespt_BR
dc.subjectTelecommunicationsen
dc.subjectFatores de riscopt_BR
dc.titleUma proposta para avaliação do potencial de mudança de empresas de telecomunicaçõespt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000931047pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples