Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGuimarães, Onileda de Souza Mattapt_BR
dc.contributor.authorSimiano, Luciane Pandinipt_BR
dc.contributor.authorCharczuk, Simone Biccapt_BR
dc.date.accessioned2021-07-13T04:39:20Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1645-1384pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223752pt_BR
dc.description.abstractO presente texto tem por foco analisar como o percurso de documentar contribui para o acolhimento da alteridade em Educação Infantil. A pesquisa, desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação em uma universidade do sul do estado de Santa Catarina. Teve como sujeitos um grupo de dez professoras que atuam na Educação Infantil na mesma região e que participaram de uma experiência formativa realizada a partir de um curso de extensão tecido pelo percurso de documentar. A observação participante, registros escritos, fotográficos, audiovisuais e, sobretudo, o estar junto com as professoras foram os instrumentos de pesquisa. A partir do diálogo entre diferentes autores como Levinas, Bárcena e Mèlich, Hermann, Rinaldi, Simiano, Mariotto, destaca-se o princípio ético da alteridade no gesto de documentar, porque ele pauta relações estabelecidas entre crianças e adultos no cotidiano educativo. A experiência formativa com professores construída no percurso de documentar permite questionar pressupostos naturalizados na prática pedagógica, ampliando possibilidades de pensar sobre condições de acolhimento e reconhecimento do outro na Educação Infantil.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims at analyzing how the documentation path contributes to the acceptance of otherness in Children Education. The research has been developed upon a qualitative perspective as part of a master’s degree curriculum in the education field at a university facility in the south of Santa Catarina, Brazil. A group of ten teachers who work within the same territorial area and who have similar training experience in the documentation path was the main subject for the present study. Participatory observation, written records, pictures, audiovisual reports and the time spent among the group of teachers were the main research tools applied, the last one being the most meaningful one. Based on different authors’ perspectives, such as Levinas, Bárcena & Mèlich, Hermann, Rinaldi, Simiano, Mariotto, documenting the ethical principle of otherness stands out and that is due to the fact that it founds the relationship among children and adults in their day-by-day educational life. Teachers’ formative experience that has been built within the documentation path allows questioning certain naturalized pedagogical assumptions already so naturalized in the pedagogical practice, as well as broadening thinking possibilites about ways of welcoming and recognizing other in Children Education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCurrículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Vol. 21, n. 1 (jan./abr. 2021), p. 169-186pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChildren Educationen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPedagogical documentationen
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectOthernessen
dc.titleA documentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil : marcas de um percurso de encontro com o outropt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001127336pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples