Mostrar registro simples

dc.contributor.authorScholl, Ana Paulapt_BR
dc.contributor.authorFontes, Ana Beatriz Arêas da Luzpt_BR
dc.contributor.authorFinger, Ingridpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-14T04:31:30Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1414-7564pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223847pt_BR
dc.description.abstractResearch with bilinguals apply different measures to assess proficiency, one of them being language background questionnaires, which include questions about individuals’ experience and self-rated proficiency. Studies suggest that bilinguals can report their proficiency consistently withobjective measures (MARIANet al., 2007; LUKet al., 2013; GERTKENet al., 2014; BRANTMEIRet al., 2012). Within this context, the goal of the present study was to investigate the relationship between two distinct measures of proficiency. In order to do so, we correlated participants’ self-rated proficiency (N = 112) in the Language Experience and Proficiency Questionnaire(QuExPLi -Questionário de Experiência e Proficiência Linguística) with their scores on the TOEFL ITP. We also carried out a simple linear regression between the mean scores of the two measures. Results show a significant weak correlation between participants’ self-rated proficiency and their scores on the TOEFL ITP, as well as a significant regression equation. Also, when the scores on individual skills were correlated with participants’ self-rated proficiency on those skills (N = 16), significant moderate to strong correlations were found. These results add to research that have found that bilinguals are able to report their proficiency accurately; however, more studies in different contexts are needed.en
dc.description.abstractPesquisas com bilíngues aplicam diferentes medidas para avaliar proficiência, uma delas são os questionários de histórico da linguagem, que incluem perguntas sobre a experiência dos indivíduos e a sua proficiência auto-avaliada. Estudos sugerem que bilíngues conseguem relatar a sua proficiência de forma consistente com medidas objetivas (MARIAN et al., 2007; LUK et al., 2013; GERTKEN et al., 2014; BRANTMEIR et al., 2012). Nesse contexto, o objetivo do presente estudo foi investigar a relação entre duas medidas distintas de proficiência. Para isso, correlacionamos a autoavaliação de proficiência dos participantes (N = 112) no Questionário de Experiência e Proficiência Linguística (QuExPLi) com as suas pontuações no TOEFL ITP. Também realizamos uma regressão linear simples entre os escores médios das duas medidas. Os resultados mostram uma correlação fraca e significativa entre a proficiência autoavaliada dos participantes e suas pontuações no TOEFL ITP, bem como uma equação de regressão significativa. Além disso, quando as pontuações nas habilidades individuais foram correlacionadas com a proficiência autoavaliada dos participantes nessas habilidades (N = 16), correlações significativas moderadas a fortes foram encontradas. Esses resultados se somam a pesquisas que encontraram dados de que bilíngues são capazes de relatar sua proficiência com precisão. No entanto, mais estudos em diferentes contextos são necessários.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da ANPOLL. Florianópolis, SC. Vol. 52, n. 1 (jan./maio 2021), p. [142]-161pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBilingüismopt_BR
dc.subjectProficiencyen
dc.subjectSelf-rated proficiencyen
dc.subjectProficiênciapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectLanguage background questionnaireen
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.titleCan bilinguals rate their proficiency accurately in a language background questionnaire? : a correlation between self-rated and objective proficiency measurespt_BR
dc.title.alternativeBilíngues conseguem avaliar com precisão a sua proficiência em um questionário de histórico da linguagem? uma correlação entre medidas de proficiência autoavaliada e objetivapt
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001127477pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples