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dc.contributor.authorRigatti, Pietra Cassolpt_BR
dc.contributor.authorFontes, Ana Beatriz Arêas da Luzpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-14T04:32:01Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn0102-9576pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223879pt_BR
dc.description.abstractA literatura aponta a importância da experiência de leitura para o desenvolvimento de uma L1 e o aprendizado de uma L2, em especial ao se tratar do acesso lexical em uma L2 (PERFETTI; HART, 2001; ARTIEDA, 2007). Além disso, as habilidades de leitura e de escrita são aprimoradas, podendo influenciar uma à outra. O objetivo deste estudo foi investigar as relações entre a experiência de leitura em L2, as habilidades autoavaliadas de leitura e de escrita em L2 e o acesso lexical em L2. Para tanto, 82 estudantes universitários bilíngues português-inglês responderam um questionário de histórico de uso de língua e um de hábitos de leitura em L2 e realizaram uma tarefa de decisão de significado na sua L2, em que decidiam se uma palavra-alvo era relacionada semanticamente a uma palavra-prime. Os resultados indicaram correlações negativas fracas entre as medidas de acesso lexical na L2 e as habilidades de leitura e escrita na L2; correlações positivas fracas entre a experiência de leitura em L2 e as habilidades de leitura e escrita na L2; e correlação positiva e moderada entre as habilidades de leitura e de escrita. Não houve correlação significativa entre o acesso lexical na L2 e a experiência de leitura na L2, o que foi inesperado. Esses achados corroboram a Hipótese da Qualidade Lexical, a Hipótese do Atraso de Frequência e estudos que relacionam os processos de leitura e escrita. A ausência da correlação entre acesso lexical na L2 e experiência de leitura na L2 difere da literatura e é discutida relativamente a falhas metodológicas.pt_BR
dc.description.abstractLiterature indicates the importance of reading experience to L1 development and L2 learning, especially considering L2 lexical access (PERFETTI; HART, 2001; ARTIEDA, 2007). Moreover, reading and writing skills are improved with reading, and they may influence one another. The objective of this study was to investigate the associations with L2 reading experience, self-reported L2 reading and writing skills, and L2 lexical access. Thus 82 Portuguese-English university students filled a language use history questionnaire and a L2 reading habits questionnaire, and completed an L2 meaning decision task in which they decided whether a target word was semantically related to a prime word or not. Results presented negative weak correlations between L2 lexical access measures and L2 reading and writing skills; positive weak correlations between L2 reading experience and L2 reading and writing skills; and a positive moderate correlation between the L2 reading and writing skills themselves. No significant correlation was found between L2 lexical access and L2 reading experience, which was unexpected. These findings corroborate the Lexical Quality Hypotheses and the Frequency-Lag Hypotheses and also studies connecting reading and writing processes. The absence of a correlation between L2 lexical access and L2 reading experience differs from the literature and is discussed based on methodological flaws.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno de letras (Pelotas). Pelotas, RS. N. 35 (set./dez. 2019), p. 45-58pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReading experienceen
dc.subjectAcesso lexicalpt_BR
dc.subjectBilingüismopt_BR
dc.subjectLanguage skillen
dc.subjectLexical accessen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.subjectBilingualismen
dc.titleRelações entre experiência de leitura, habilidades linguísticas e acesso lexical na L2pt_BR
dc.title.alternativeAssociating reading experience, language skills and lexical access in the L2 en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001127471pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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