Repositório Digital

A- A A+

Sistemática para apoiar a identificação e a quantificação dos custos associados às ações ergonômicas

.

Sistemática para apoiar a identificação e a quantificação dos custos associados às ações ergonômicas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Sistemática para apoiar a identificação e a quantificação dos custos associados às ações ergonômicas
Autor Zvirtes, Leandro
Orientador Amaral, Fernando Goncalves
Data 2002
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Custeio baseado em atividades
Ergonomia
Trabalho
Resumo A ergonomia tem demonstrado a sua importância em vários trabalhos que visam proteger a saúde e a segurança, beneficiando trabalhadores e empresas. Utilizando uma abordagem participativa e um enfoque macroergonômico, a ação ergonômica possibilita identificar os problemas e fatores de risco apresentados em ambientes e/ou postos de trabalho. Além disso, permite a sugestão de alternativas que possam melhorar as condições de trabalho e da própria organização. Todavia, a identificação dos custos gerados por estes problemas ou fatores de risco é de difícil identificação, quantificação e apreciação. Para conseguir mensurar estes custos, faz-se necessário o uso de uma metodologia de custeio adequada. A metodologia de custeio ABC (Custeio Baseado em Atividades), através do uso de direcionadores de custo, possibilita alocar o consumo de recursos aos processos e tarefas desenvolvidos. lnteragindo a ergonomia com a metodologia de custeio ABC toma-se possível identificar os problemas ergonômicos e relacioná-Ios aos custos gerados. Esta pesquisa apresenta um estudo de caso realizado em uma empresa do ramo farmoquímico, objetivando assim, contribuir na proposição de uma abordagem para medição de custos ergonômicos. O estudo de caso foi desenvolvido em um setor específico da empresa, servindo como piloto para medição do custo total e unitário da tarefa, bem como daqueles oriundos de problemas ergonômicos. Dentre os resultados encontrados por este trabalho, pode-se destacar a mensuração do custo da tarefa de manipular NPT (Nutrição Parenteral Total), além do custo gerado por problemas e recursos ergonômicos.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/2239
Arquivos Descrição Formato
000366372.pdf (1.192Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.