Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMittmann, Verônica de Limapt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Cláudia Glavampt_BR
dc.date.accessioned2021-07-21T04:23:52Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1980-9700pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/224248pt_BR
dc.description.abstractA interdisciplinaridade vem se constituindo como uma verdade que atravessa o campo educacional brasileiro na contemporaneidade. Neste sentido, este estudo teve como objetivo perceber quais enunciados sobre a interdisciplinaridade circulam no curso Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza – campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. De forma específica, este artigo problematiza e apresenta uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana de enunciações que emergiram nas falas dos discentes do referido curso ao justificarem a necessidade de um currículo interdisciplinar. Percebemos que a justificativa destes estudantes acaba duplicando enunciados que atravessam a enunciação de autores que são referência da Licenciatura em Educação do Campo. Acreditamos que esta ressonância de enunciados poderá estar fortalecendo de forma concomitante tanto o Discurso da Interdisciplinaridade quanto o Discurso da Educação do Campo. Para este ensaio foram realizadas entrevistas com 32 discentes e as ferramentas teóricas utilizadas advêm da oficina de Michel Foucault.pt_BR
dc.description.abstractInterdisciplinarity is becoming a truth that crosses the Brazilian educational field in the contemporary world. In this sense, this study aimed to understand which statements about interdisciplinarity circulate in the Degree course in Field Education: Natural Sciences - North Shore Campus, Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS. Specifically, this article discusses and presents an analysis of the discourse in the Foucaultian perspective of enunciations that emerged in the speeches of the students of the course when justifying the need for an interdisciplinary curriculum. We perceive that the justification of these students ends up duplicating statements that cross the enunciation of authors that are reference of the Degree in Field Education. We believe that this resonance of statements may be concomitantly strengthening both the Discourse on Interdisciplinarity and the Discourse on Field Education. For this essay interviews were conducted with 32 students and the theoretical tools used come from the workshop of Michel Foucault.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de pesquisa : pensamento educacional. Vol. 13, n. 34 (maio/ago. 2018), p. 131-149.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectStatementen
dc.subjectKnowledge Networken
dc.subjectField Education.en
dc.titleA educação do campo e o discurso da interdisciplinaridade : reverberações nas enunciações discentespt_BR
dc.title.alternativeThe field education and the discourse of interdisciplinarity : reverberations in the student statementsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001077593pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples