Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilveira, Márcio Telles dapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Alexandre Rocha dapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-04T04:42:40Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn0104-754Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225029pt_BR
dc.description.abstractartigo investiga possibilidades de estudo das teletransmissões esportivas a partir de uma moldura teórica advinda das teorias do audiovisual, sobretudo da semiótica. Assim, são identificadas estratégias globais utilizadas pela televisão para enquadrar o esporte dentro de um mundo televisivo. Compõem o corpus onze finais de Copa do Mundo (1970-2010), que são analisadas sincrônica e diacronicamente. Como resultado, foi possível (1) sistematizar procedimentos que se repetem e que formam um código para as teletransmissões; (2) circunscrever a evolução desses mesmos códigos; (3) reconhecer a predominância de narrativas imersivas, intervalares e fragmentadas; e (4) construir um aparato teórico-metodológico para futuras análises.pt_BR
dc.description.abstractThe paper investigates possibilities for studying sports TV broadcast within a theoretical framework coming from audiovisual theories, especially semiotics. Global strategies used by television to frame modern sport within its world are examined. The corpus includes eleven World Cup finals (1970-2010), which are analyzed synchronically and diachronically. As a result, it was possible (1) to systematize procedures that are repeated and form a code for broadcastings; (2) to limit the evolution of those codes; (3) to recognize the predominance of immersive, intervaled and fragmented narratives, and (4) to build a theoretical and methodological apparatus for further analysis.en
dc.description.abstractEl texto investiga posibilidades de estudio de las teletransmisiones deportivas a partir de un marco teórico proveniente de las teorías del audiovisual, en especial de la semiótica. Así, se identifican las estrategias generales utilizadas por la televisión para enmarcar el deporte en el mundo televisivo. Componen el corpus once finales de la Copa Mundial (1970-2010), que se analizan sincrónica y diacrónicamente. Como resultado, fue posible (1) sistematizar procedimientos que se repiten y que forman un código para las teletransmisiones; (2) circunscribir la evolución de esos mismos códigos; (3) reconocer el predominio de narraciones inmersivas, intervalares y fragmentadas, y (4) construir un sistema teórico metodológico para futuras análisis.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMovimento. Porto Alegre, RS. Vol. 22, n.1 (jan./mar. 2016), p. 211-222pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJornalismo esportivopt_BR
dc.subjectTelevisionen
dc.subjectMass mediaen
dc.subjectTelevisão (Comunicação)pt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectJournalismen
dc.subjectSportsen
dc.subjectTelevisiónes
dc.subjectMedios de comunicación de masases
dc.subjectPeriodismoes
dc.subjectDeporteses
dc.titleA semiótica do futebol televisivo: narrativas imersivas, intervalares e fragmentadaspt_BR
dc.title.alternativeThe semiotics of football on TV: immersive, intervaled and fragmented narrativesen
dc.title.alternativeLa semiótica del fútbol televisivo: narraciones inmersivas, intervalares y fragmentadases
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000985729pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples