Repositório Digital

A- A A+

Constituição das identidades docentes no curso de licenciatura em música EAD/UFRGS

.

Constituição das identidades docentes no curso de licenciatura em música EAD/UFRGS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Constituição das identidades docentes no curso de licenciatura em música EAD/UFRGS
Autor Coppetti, Ligia Sayão Lobato
Orientador Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Educação, Sexualidade e Relações de Gênero.
Assunto Ambiente virtual de aprendizagem
Cibercultura
Gênero
Identidade
Professor
Resumo Este estudo objetivou uma análise a respeito da constituição de identidades docentes tendo como cenário a cibercultura, em especial, a cultura da Educação à Distância. Foi escolhido como seu objeto de estudo o Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle - nas atividades desenvolvidas no curso de Licenciatura em Música, modalidade à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi a observação empírica das interações nesse ambiente, através das falas postadas em três seções de um fórum em uma de suas disciplinas iniciais. A seleção dessas falas foi de maneira intencional, buscando referências ao tema proposto. Posteriormente à coleta foi realizada a análise cultural dos dados levantados. Os principais aspectos levantados referem-se a características de uma identidade docente tradicional, confirmando uma identidade docente hegemônica no grupo estudado, ou seja, a manutenção de aspectos relacionados à questão de gênero na sua constituição. A identidade docente atual parece ainda manter a feminilização da docência. Mesmo em um ambiente com um potencial para propiciar a ampliação de possibilidades identitárias, pelas marcas impressas na/pela cultura, a hegemonia se mantém. Ou seja, instituir um novo paradigma educacional, uma nova identidade docente apenas com o uso das Novas Tecnologias parece ser insuficiente.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/22514
Arquivos Descrição Formato
000738765.pdf (1.454Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.