Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorEccel, Cláudia Sirangelopt_BR
dc.contributor.authorChemello, Fernando Guerreiropt_BR
dc.date.accessioned2021-08-10T04:31:29Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225384pt_BR
dc.description.abstractO objetivo original dos estágios, de complementação a formação acadêmica, tem perdido a sua força à medida que a flexibilização dos contratos de trabalho tem crescido, caracterizando uma precarização das relações de estágio. Este estudo procurou i dentificar as principais prioridades dos alunos de Administração da UFRGS quando buscam a realização de estágios não obrigatórios. Verificou-se que essas prioridades, em forma ordenada, são: aprendizado profissional, remuneração, possibilidade de efetivação, pressão social e status. A partir disso, a pesquisa coletou as percepções desses estudantes acerca dos estágios em empresas públicas. As percepções foram descritas, i nterpretadas e relacionadas às prioridades elencadas, objetivando descobrir se esses estágios poderiam ou não as suprir, segundo as opiniões coletadas dos respondentes. Concluiu-se que os estágios em empresas públicas não são considerados, pela maioria, um espaço propício para o desenvolvimento profissional ou de competências i ndividuais, dando maior confiabilidade aos estágios em empresas privadas. Embora, os estudantes considerem que estes estágios demandam mais trabalho e sobrecarregam mais os estudantes, ainda assim são mais capazes de contribuir para o desenvolvimento profissional e aprendizagem dos estagiários do que os estágios em empresas públicas. Ou seja, na visão dos estudantes de Administração da UFRGS, os estágios em empresas públicas dificilmente suprem a principal prioridade deles - aprendizado profissional. Já os estágios em empresas privadas são vistos como uma melhor alternativa, embora se aproximem mais da precarização das relações de estágio, segundo a perspectiva desses estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThe main purpose of internships, that is to add complementary practice to academic training, has been losing its relevance as the flexibilization of labor relations grow, making the internship relations more precarious. This study sought to identify the main priorities of UFRGS Business Administration students when they are looking for non-mandatory internships. It was found that these priorities, in an orderly manner, were: professional learning, remuneration, possibility of being hired, social pressure and status. Besides that, this research approached the student's perceptions about internships in public companies. The perceptions were described, interpreted and related to the listed priorities, aiming to find out if the internships in public companies could meet them or not, in the students view. It was concluded that the internships in public companies were not considered by the majority of the respondents a favorable place for the development of professional or personal skills, while internships in private companies were better evaluated. Even though the respondents consider that the internships in private companies demand harder work and overload the students, were perceived as more able to add professional development and learning than the internships in public companies. To sum up, by the students’ point of view, internships in public companies hardly supply their main priority - professional learning. Internships in private companies were perceived as a better alternative, although they are closer to the precariousness of internship relationships, according to these students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectProfessional learningen
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectInternshipsen
dc.subjectSetor públicopt_BR
dc.subjectInternships in public companiesen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAdministration studentsen
dc.titleA realização do estágio não obrigatório em empresas públicas na percepção dos alunos de Administração da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001127079pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples