Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGomes, Clarissa Martinspt_BR
dc.contributor.authorKunzler, Mateuspt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Stephanie dos Santospt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Andréa Krügerpt_BR
dc.contributor.authorSantiago, Dina Pettenuzzopt_BR
dc.contributor.authorBlessmann, Eliane Jostpt_BR
dc.date.accessioned2021-08-13T04:37:16Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1517-2473pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225611pt_BR
dc.description.abstractCom o objetivo de incentivar a participação das pessoas idosas como sujeitos das ações desenvolvidas no projeto foi desenvolvido o curso “agentes sociais de lazer”. Para investigar sobre a motivação para participar do curso e a expectativa em ser agente social foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 8 alunas do curso. Da análise do conteúdo das entrevistas emergiram 3 categorias: a aprendizagem como motivação, o protagonismo das alunas nas ações do projeto e o significado do ser agente social. Os resultados obtidos sugerem que as pessoas idosas querem continuar aprendendo, querem participar, querem aplicar o conhecimento, querem ser reconhecidas como úteis e capazes. A vontade de aprender serviu como motivação para participarem do curso e a atuação como agente social está proporcionando a participação ativa na sociedade.pt_BR
dc.description.abstractIn order to encourage the participation of older people as subjects of the actions developed in the project we developed the course “social agents of leisure”. In order to investigate the motivation to attend the course and expectations on being a social agent, semistructured interviews were conducted involving eight students of the course. From the analysis of the interviews emerged three categories: learning as motivation, the role of students in the project’s actions and the meaning of being a social agent. The results suggest that older people want to keep learning, want to participate, they want to apply their knowledge, and they want to be recognized as useful and capable. The willingness to learn has served as motivation to attend the course and acting as the agent is providing social participation in society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos interdisciplinares sobre o envelhecimento. Porto Alegre, RS. Vol. 16, (supl. 2011), p. 355-370pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subjectSocial agenten
dc.subjectLeisureen
dc.subjectPessoa idosapt_BR
dc.subjectElderlyen
dc.subjectVoluntariadopt_BR
dc.subjectPesquisa socialpt_BR
dc.subjectMotivationen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectExpectationsen
dc.titleMotivações e expectativas das idosas com o curso "Agentes sociais de lazer"pt_BR
dc.title.alternativeMotivation and expectations of elderly women related to the course "social agents of leisure" en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000858910pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples