Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSenna, Maria Teresa Telles Ribeiropt_BR
dc.contributor.authorDorneles, Beatriz Vargaspt_BR
dc.contributor.authorYunes, Maria Angela Mattarpt_BR
dc.date.accessioned2021-08-13T04:37:50Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225641pt_BR
dc.description.abstractEste artigo descreve uma pesquisa que analisou a construção de conceitos numéricos iniciais em crianças entre 2 e 5 anos da Educação Infantil. A pesquisa qualitativa, na modalidade etnográfica, foi realizada em duas escolas: uma no Núcleo de Desenvolvimento Infantil, da Universidade Federal de Santa Catarina, no Brasil e outra na Scuola XXV Aprile, em Reggio Emilia, na Itália. O objetivo foi descrever a forma como as situações espontâneas de construção dos primeiros conceitos matemáticos foram aproveitadas pelos professores de tais escolas. Nas duas escolas foram constatadas oportunidades espontâneas de construção numérica apresentadas pelas crianças, mas as situações trazidas pelos alunos não foram aproveitadas pelos professores.pt_BR
dc.description.abstractThis paper describes a research that analyzed the early construction of number concepts in two to five year old children of Early Education. The qualitative ethnographic research was conducted in two schools: at the Núcleo de Desenvolvimento Infantil, Universidade Federal de Santa Catarina in Brazil and at the Scuola XXV Aprile, in Reggio Emilia, Italy. The aim was to describe the way that the spontaneous situations of number concepts were improved by teachers of these schools. In both schools the children demonstrated spontaneous opportunities of numerical constructions. Therefore, those situations were not used by teachers to improve the children's numerical knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 38, n.1 (jan./mar. 2013), p. 227-248pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectNumerical conceptsen
dc.subjectEarly educationen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.titleConceitos numéricos na educação infantil : uma pesquisa etnográficapt_BR
dc.title.alternativeNumerical concepts in early education : an ethnographic researchen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000875674pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples