Repositório Digital

A- A A+

Comprimento e Indice de Expansao Radial do Hipocotilo de Cultivares de Soja

.

Comprimento e Indice de Expansao Radial do Hipocotilo de Cultivares de Soja

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Comprimento e Indice de Expansao Radial do Hipocotilo de Cultivares de Soja
Outro título Hypocotyl length and swelling indexof soybean cultivars
Autor Costa, Jose Antonio
Pires, Joao Leonardo Fernandes
Thomas, Andre Luis
Alberton, Marilac
Resumo A emergência da plântula de soja é função do hipocótilo, responsável pela elevação dos cotilédones acima da superfície do solo. Quanto maior o comprimento e diâmetro do hipocótilo, maior é a capacidade da plântula para emergir e superar a resistência provocada pela profundidade de semeadura e/ou encrostamento do solo. O presente experimento foi conduzido com o objetivo de avaliar o comprimento e o índice de expansão radial (IER) do hipocótilo de cultivares de soja, em diferentes tamanhos de sementes. O trabalho foi realizado na Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FA/UFRGS). Foi quantificado o comprimento e IER do hipocótilo das plântulas de 17 cultivares em três tamanhos de sementes (> 6,3mm; entre 5,6 e 6,3mm e entre 4,75 e 5,6mm de diâmetro). Os cultivares tiveram médias entre 8 e 11cm de comprimento do hipocótilo. As sementes de maior tamanho originaram plântulas com hipocótilo mais curto do que as sementes de tamanho intermediário e pequeno. Os IERs do hipocótilo dos cultivares foram diferentes e variaram de acordo com o tamanho de sementes. Houve respostas crescentes de IER do hipocótilo com o acréscimo no tamanho das sementes.
Abstract The soybean seedling emergence is a function of the hypocotyl, responsible for the cotyledon elevation above the soil surface. The greater the hypocotyl length and diameter, the greater the seeddlings’ capacity to emerge and overcome the resistence do to the soil surface crusting. The purpose of this work was to evaluate the hypocotyl length and swelling index (HSI) of soybean cultivars in different seed size. The experiment was performed at the Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FA/UFRGS). The hypocotyl length and HSI was determined in seventeen cultivars in three seed sizes (> 6.3mm; between 5.6 and 6.3mm and between 4.75 and 5.6mm in diameter). The cultivars had an average hypocotyl length between 8 and 11cm. The larger seeds produced seedlings with shorter hypocotyls, compared to medium-sized or small seeds, which produced longer ones. The hypocotyl HSI increased with the increase in seed size.
Contido em Ciencia Rural. Santa Maria. vol. 29, n. 4 (out./dez. 1999), p. 609-612
Assunto Soja : Pratica cultural : Etapa de desenvolvimento da planta : Hipocotilo : Comprimento
[en] Emergence
[en] Glycine max (L.)Merril
[en] Seed size
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/22569
Arquivos Descrição Formato
000267848.pdf (76.05Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.