Repositório Digital

A- A A+

Energia e sustentabilidade em agroecossistemas

.

Energia e sustentabilidade em agroecossistemas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Energia e sustentabilidade em agroecossistemas
Outro título Energy and sustainability in agroecosytems
Autor Kozloski, Gilberto Vilmar
Ciocca, Maria de Lourdes Santorio
Resumo Os sistemas de produção de alimentos atualmente predominantes no país e no mundo têm sido freqüentemente questionados em função de vários faiares, destacando-se entre eles, aqueles associados ao uso da energia. O objetivo desta revisão é apresentar alguns dados sobre a origem e eficiência da utilização de energia na produção animal e vegetal, assim como sobre a distribuição do seu uso no mundo, relacionando estes aspectos com a sustentabilidade dos sistemas alimentares predominantes no mundo e no Brasil. A principal fonte de energia atualmente utilizada, mundialmente, no processo produtivo e na cadeia alimentar total é derivada do petróleo, cujas reservas mundiais são limitadas e com estimativas de esgotamento até meados do próximo século. Além disso, a utilização da maior parte da energia e. conseqüentemente, a produção e consumo da maior parte dos alimentos no mundo é feita por uma minoria da população existente em algumas poucas regiões do Hemisfério Norte. Finalmente, os sistemas intensivos de produção animal e vegetal são mais produtivos mas, de outra parte, são energeticamente mais ineficientes que sistemas menos intensivos. No Brasil, a maior parte da produção agropecuária deriva de sistemas intensivos de produção e, além disso, os cultivos são, predominantemente, de natureza comercial e/ou industrial, em detrimento dos cultivos alimentares. Dessa maneira, por um lado, face à grande dependência por insumos externos, energeticamente onerosos e esgotáveis e, por outro, face à dependência e inseguridade alimentar do país, pode-se considerar que os agroecossistemas brasileiros são frágeis e insustentáveis, necessitando serem reavaliados num curto prazo, tanto em relação às políticas públicas para o setor como também em relação ao direcionamento da pesquisa.
Contido em Ciência Rural. Santa Maria. vol. 30, n. 4 (jul./ago. 2000), p.737-745
Assunto Agricultura sustentável : Ecologia : Ecologia vegetal : Ecossistema : Meio ambiente : Desenvolvimento rural : Energia : Produção agrícola
[en] Agroecosystems
[en] Energy
[en] Sustainability
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/22577
Arquivos Descrição Formato
000278826.pdf (93.33Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.