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dc.contributor.advisorKühn, Daniela Diaspt_BR
dc.contributor.authorSantos, Vitória Candelone Polonia dospt_BR
dc.date.accessioned2021-08-17T01:02:12Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225775pt_BR
dc.description.abstractO Brasil é o primeiro colocado no ranking de países que mais realizam cirurgias plásticas. Dada essa informação, o principal objetivo desse trabalho é identificar elementos do mercado da cirurgia plástica que sofrem influência da insatisfação das mulheres em relação à adaptação do seu corpo ao padrão de beleza vigente. O trabalho se estrutura por três principais tópicos: beleza, subordinação pelo padrão de beleza e feminismo; o mercado de cirurgia plástica estética no Brasil; e análise dos resultados do questionário. Além disso, conta com a metodologia de abordagem quali-quantitativa, primeiramente com um levantamento teórico, seguido de análise de índices referente ao mercado de cirurgia estética, mundial e brasileiro, além de um questionário de elaboração própria. Ao relacionar os resultados obtidos pela pesquisa de campo às bibliografias teóricas, foi possível confirmar que o principal elemento da população feminina brasileira que permite identificar a relação entre o padrão de beleza imposto às mulheres e o crescimento do setor das modificações corporais, a partir da realização de cirurgias plásticas, é a insatisfação com a aparência corporal. Ademais, expõe-se a influência que a divulgação de produtos e serviços de beleza exercem sobre as mulheres e como o sistema econômico capitalista se beneficia com a busca incessante pela beleza padronizada.pt_BR
dc.description.abstractBrazil is ranked first in the ranking of countries that most perform plastic surgery. Given this information, the main objective of this work is to identify elements of the plastic surgery market that are influenced by women's dissatisfaction with the adaptation of their body to the current beauty standard. The work is structured around three main topics: beauty, subordination by the standard of beauty and feminism; the aesthetic plastic surgery market in Brazil; and analysis of the results of the questionnaire. In addition, it relies on a qualitative and quantitative approach methodology, first with a theoretical survey, followed by analysis of indices for the cosmetic surgery market, worldwide and Brazilian, in addition to a questionnaire of its own elaboration. By relating the results obtained by the field research to the theoretical bibliographies, it was possible to confirm that the main element of the Brazilian female population that allows identifying the relationship between the standard of beauty imposed on women and the growth of the sector of body modifications, from the realization plastic surgery, is dissatisfaction with body appearance. Furthermore, it exposes the influence that the dissemination of beauty products and services have on women and how the capitalist economic system benefits from the incessant search for standardized beauty.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFemale beautyen
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectLucropt_BR
dc.subjectAesthetic standardsen
dc.subjectWomen's dissatisfactionen
dc.subjectCirurgia plásticapt_BR
dc.subjectAesthetic surgeryen
dc.titleO corpo feminino como gerador de lucro : pressão estética e o mercado brasileiro de cirurgias plásticaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001130145pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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