Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarrard, Vinícius Coelhopt_BR
dc.contributor.authorKargwanski, Pâmela de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-25T04:10:25Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/226110pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi avaliar a utilidade do YouTube ™ como fonte de informação em língua portuguesa sobre o câncer de boca. Para a busca dos vídeos realizada em setembro de 2019 foram utilizadas as palavras-chave “câncer de boca”, “câncer bucal” e “câncer oral”. Os primeiros 60 vídeos identificados com estas palavras foram avaliadas de acordo com os critérios de exclusão por examinadores independentes. Visibilidade, popularidade, utilidade e confiabilidade foram categorizadas em um sistema de pontuação. Um total de 81 vídeos foram avaliados. A maioria dos vídeos foi produzida por usuários e empresas independentes (53%, n = 43). O vídeo mais assistido teve 41.407 visualizações enquanto o vídeo mais popular teve 1.000 curtidas. As médias de utilidade, confiabilidade e qualidade foram, respectivamente, 4,9, 1,5 e 2,7. Apenas 13% dos vídeos foram considerados bons ou excelentes. Em geral, a qualidade do conteúdo do YouTube ™ sobre câncer de boca em português é ruim. A utilidade dos vídeos influenciou sua taxa de interação e sua confiabilidade mostrou uma associação significativa com o número de visualizações. Existem poucos vídeos de boa qualidade sobre o câncer da boca em português e os profissionais da saúde e as universidades devem assumir a liderança na resolução desta questão, produzindo materiais suportados por evidências científicas.pt_BR
dc.description.abstractTThe objective of this study was to assess the usefulness of YouTube ™ as a source of information in Portuguese on oral cancer. The key words to used to search for the vídeos “câncer de boca”, “câncer bucal” and “câncer oral” was conducted in September 2019. The first 60 videos identified using each word were assessed according to exclusion criteria by independent examiners. Visibility, popularity, usefulness and reliability were measured using a scoring system. A total of 81 videos were evaluated. Most of the videos were produced by users and independent companies (53%, n = 43). The most watched video had 41,407 views, while the most popular video had 1000 likes. The means of usefulness, reliability and quality were, respectively, 4.9 (scale: 0 to 10), 1.5 (scale range: 0 to 5) and 2.7 (scale range: 1 to 5). Only13% videoswere considered good or excellent. In general, the quality of YouTube™ content about mouth cancer in Portuguese is poor. The usefulness of videos influenced their rate of interaction with other videos and their reliability showed a significant association with the number of views. There are few high-quality videos about oral cancer in Portuguese and Health professionals and universities should take the lead on solving this issue, producing materials supported by scientific evidence.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNeoplasias bucaispt_BR
dc.subjectAccess to informationen
dc.subjectOral cânceren
dc.subjectAcesso à informaçãopt_BR
dc.subjectYouTube™en
dc.subjectInterneten
dc.subjectAnalysisen
dc.titleAnálise da qualidade, confiabilidade, visibilidade e popularidade de vídeos em língua portuguesa sobre câncer bucal publicados na plataforma "youtube™"pt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the quality, reliability, visibility and popularity of videos in Portuguese about oral cancer published on the "youtube™" platform en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001129849pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationOdontologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples